Filtro de partículas de travões: a nova invenção automóvel

A MANN+HUMMEL anunciou a criação de um filtro de partículas de travões para diminuir a emissão de pó. Saiba mais sobre o funcionamento deste mecanismo.

A MANN+HUMMEL está a testar esta nova criação

Esta invenção será colocada na pinça de travão e serve, não só para diminuir o número de emissões de pós nocivos para a saúde e ambiente, como também para prevenir a acumulação de sujidade nas jantes.

Filtro de partículas de travões

Porquê esta invenção?

Quando se aciona o travão de um carro, a fricção dos discos com as pastilhas acaba por originar pós. 90% desses são essencialmente partículas extra-finas, que se tornam prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Se analisarmos bem e medirmos o número de travagens que efetuamos durante um qualquer trajeto, principalmente em percursos citadinos, mas não só, conseguimos ter uma melhor noção do impacto negativo deste fenómeno.

Nesse sentido, a Mann+Hummel decidiu testar introduzir um filtro de partículas de travões em automóveis. Segundo a empresa alemã, após alguns testes, houve uma redução considerável da poluição.

Serve para qualquer carro?

Antes de mais, é importante realçar que as dimensões do filtro de partículas de travões podem ser adaptadas ao espaço existente na zona dos discos de travão. Em relação ao seu uso, para além de poder ser utilizado em modelos com motores de combustão, também serve para os automóveis híbridos e elétricos, podendo, inclusive, ser introduzido em veículos pesados e, até, comboios.

Além disso, é importante salientar que o filtro de partículas de travão, segundo anunciado, é feito de de materiais resistentes à corrosão e a altas temperaturas. Conta ainda com uma carcaça robusta, que se adapta à pinça, garantido a remoção dos pós finos junto do local onde estes se criam, aumentando, assim, a sua eficácia.

jantes

Vantagens estéticas

Para além dos componentes ao nível ambiental e de saúde, esta invenção acarreta ainda um benefício estético, uma vez que impede que a sujidade se acumule nas jantes. Pode ser produzido em diversas cores, o que transmite um elemento mais colorido ao seu veículo e que, futuramente, poderá ser alvo de criatividade por parte de alguns designers.

Retirado de e-konomista

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

One thought on “Filtro de partículas de travões: a nova invenção automóvel”

  1. Mais uma forma de alguns ganharem uns MILHÕES à conta do automóvel…uns assinam protocolos para melhorar o ambiente outros “borrifam-se” (leia-se EUA um dos maiores poluidores do planeta terra)!!!
    Enfim…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s