O que são os cavalos e o binário de um motor?

Qual o valor que melhor define as potencialidades e prestações do motor do seu automóvel: cavalos ou binário? Conheça a resposta.
O que são cavalos e binário de um motor

 O desempenho e as prestações do motor de um automóvel definem-se por duas grandezas, que estão relacionadas entre si pela velocidade de rotação do motor: o binário, medição feita em Newton metros (Nm) e a potência, calculada em cavalos (cv).

Para compreender ambos os conceitos, tentemos imaginar, por exemplo, dois atletas de alta competição: um halterofilista e um velocista dos 100 metros. O primeiro necessita, acima de tudo, de muito binário, como a força nas pernas que lhe dá tração e capacidade de explosão para levantar os pesos do solo. Por outro lado, o atleta dos 100 metros, além do músculo disponível, precisa de ter um ótimo fornecimento de ar nos pulmões para ganhar e manter velocidade, o que podemos entender como boa entrega de potência.

Ou seja, o halterofilista carece de binário que, num motor, representa a força disponível, dependendo diretamente da pressão gerada pelos gases de combustão no interior dos cilindros e das dimensões do motor (um motor com maior capacidade/cilindrada debita um binário maior).

Já o velocista faz-se valer da potência que, no automóvel, mede-se em unidades de Watt (W) ou, como estamos mais habituados, em cavalos (cv). Esta mais não é que o resultado do produto entre o binário e rotação, o que significa que para o mesmo binário, uma maior velocidade de rotação origina uma maior potência.

A potência de um motor será a energia útil gerada por unidade de tempo, que pode entender-se, de forma muito simplista, como a capacidade de aceleração. E não estará errado definir-se que a potência condiciona a velocidade de ponta e o binário define a capacidade de arranque e de retomar velocidade. Resumindo, para automóveis iguais, com potências diferentes, o mais potente cumpre o mesmo trajeto mais rapidamente.

O que é mais importante: cavalos ou binário?

Para um bom desempenho, um motor precisa igualmente de boa força (binário) e potência, havendo maior necessidade de potência ou binário consoante as exigências ou o estilo de condução.

O binário é o que faz pôr as rodas em movimento. É a força rotacional que o motor gera para pôr o carro a mover-se. Se um motor consegue gerar muita força, consegue puxar muito peso (lembra-se do halterofilista…?). Outros exemplos: uma máquina agrícola precisa que o seu binário máximo seja o mais elevado possível de modo a que possa ter muita força para se movimentar nos terrenos arenosos ou enlameados, deveras exigentes para a mecânica, a muito baixa velocidade. Pelo contrário, para os carros de competição, pensados para atingir e manter velocidades incríveis, interessam mecânicas de que se possam extrair elevadas potências.

E, a meio caminho, os nossos automóveis de todos os dias devem ter valores equilibrados de potência e binário. Isto porque o motor deve estar apto a estabelecer velocidades de cruzeiro despachadas em autoestrada, mas também músculo e elasticidade para ultrapassagens céleres ou retomar a velocidade sem necessidade de recorrer à caixa de velocidades a toda a hora.

Como se relacionam os cavalos e o binário

Esta é a parte mais complicada. Até porque, quando a rotação do veículo sobe, o binário diminui. E, ao contrário, quando o motor ganha velocidade, a sua potência aumenta.

Ou seja, num automóvel a potência é baixa a baixas rotações, e é o binário que tem maior influência ao colocar tração no asfalto para fazer mover as rodas. Já nas rotações intermédias, a potência sobe de forma considerável, pois o veículo circula com mais velocidade e o binário deixa de ter tanta influência.

Retirado de kbb

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.