Os 10 museus automóveis a não perder neste Verão

Museu Alfa Romeo

O Museu Histórico Alfa Romeu foi inaugurado em 1976 para expor os modelos automobilístico da marca que fazem parte da própria colecção da empresa, já que a Alfa Romeo é proprietária de 256 modelos e 150 motores históricos. O museu apresenta uma síntese da evolução da marca expondo 19 dos modelos mais representativos colocados em ordem cronológica. É ainda possível ver ‘Os maestros do estilo’ que expõe nove modelos de design que marcaram época, como o 33/2 Coupè de 1969 assinado pelo grande Pininfarina, e ‘A Escola Italiana’ com os carros realizados entre os anos 30 e 40 pela funilaria Touring e que levam a marca Superleggera.

Museu da BMW

O Museu da BMW, tal como as torres onde está sediado o Grupo bávaro, são ícones da arquitectura da cidade de Munique. Cresceram no início da década de 70, por altura das Olimpíadas de 1972. A história da marca bávara é o reflexo da história da Europa do século XX, marcada por duas guerras mundiais, períodos de euforia económica e recessões graves. O mundo mudou, mas a BMW nunca deixou de privilegiar a excelência da engenharia. As mais variadas exposições recordam as diversas faces da BMW. Um marca que já conta com 100 anos, e a sua história não deixa de ser recordada a todos os visitantes.

Museu do Caramulo

Um dos mais prestigiados museus com colecções automóveis em Portugal apresenta durante o Verão a sua maior exposição do ano intitulada “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”, dedicada ao 70º aniversário da casa de Maranello. A ser preparada há mais de um ano, esta será a maior exposição dedicada à Ferrari alguma vez realizada em no nosso país, juntando um alinhamento de luxo de Ferraris, tanto pela sua raridade como pelo seu valor histórico.

Cité de l’Automobile

Museu automóvel localizado em Mulhouse, na França. Foi construído à volta da Schlumpf Collection de automóveis clássicos. O museu contém a maior colecção de automóveis em exposição do mundo e tem também a maior colecção da Bugatti.

Museu Ferrari em Maranello

O Museu Ferrari em Maranello encontra-se a celebar os 70 anos da marca e preparou duas exposições:”Under the Skin” e “Rosso Infinito”. A exposição “Under the Skin”, criada em parceria com o London Design Museum, explora o desenvolvimento criativo e tecnológico da Ferrari ao longo dos anos através de uma série de carros fantásticos, começando logo no 125 S, o primeiro modelo da marca do “Cavallino”. A exposição “Rosso Infinito” celebra os 70 anos de história da Ferrari com alguns dos modelos mais exclusivos da marca de Maranello. Os monolugares de Fórmula 1, por exemplo, estão expostos de forma circular e somam algumas das séries mais triunfais da marca italiana na F1.

Museu Jaguar Heritage

A colecção do museu Jaguar Heritage contém mais de 140 veículos históricos. Muitos dos modelos são originais e encontram-se tal como saíram da fábrica, totalmente operacionais. Juntos formam mais de um centenário de história, desde o design automóvel aos avanços na motorização.

Museu da Lamborghini

O museu da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese exibe uma exposição em honra ao campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O evento comemora o primeiro test-drive do brasileiro no Estoril, em 1993, num McLaren equipado com motor Lamborghini. Cada carro de corrida conduzido por Senna estará em exposição, desde o modelo da sua estreia até ao trágico acidente. Este grupo de carros inclui um MP4/8 branco, idêntico ao que foi testado no Estoril, ao lado do seu motor.

Museu da Mercedes

Em dois anos e meio de construção foi criada uma obra arquitectónica que é um exemplar de design. Trata-se do único museu com capacidade para mostrar 125 anos de história da indústria automóvel. Estão presentes 160 veículos e 1.500 objectos expostos são apresentados aos visitantes em dois percursos interligados, que percorrem nove andares com um total de 16.500 m2. O museu apresenta a história emocionante da marca Mercedes-Benz e também uma antevisão do futuro através da área “Fascínio da Tecnologia”, onde é possível visualizar o trabalho diário dos engenheiros e técnicos de desenvolvimento da Mercedes-Benz e, em resultado disso, o futuro do automóvel.

Petersen Automotive Museum

O Petersen Automotive Museum está localizado em Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos, e é considerado um dos maiores museus de automóveis gerido por uma organização sem fins lucrativos especializada na história do automóvel.

Museu da Porsche

No centro de Zuffenhausen, a cidade satélite de Estugarda, cresceu um arrojado edifício que marca pelo seu traço arquitectónico. É o museu que a Porsche inaugurou em 2009, atraindo desde essa altura milhares de visitantes. Conta com históricos como o 356 Coupé, um modelo que debitava 40 cv de potência e atingia o 140 km/h, e que marca o nascimento da Porsche em 1948. Ao longo de galerias e corredores, cerca de 80 modelos ajudam a percorrer a história da marca.

Retirado de aquelamaquina

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s