UE aprovou legislação anti-fraude nos conta-quilómetros

 

A União Europeia (UE) quer evitar fraudes nas quilometragens dos veículos de forma a melhor proteger o mercado de automóveis em segunda mão.

A 7 de Julho, a UE publicou novas regras para evitar a manipulação do conta-quilómetros, tornando a fraude do conta-quilómetros significativamente mais difícil. Este é um crime que pode afetar até 40% dos veículos no mercado de carros usados. O novo regulamento (2017/1151) obriga os fabricantes de automóveis a conceber e a comercializar novos tipos de veículos mais robustos contra a manipulação do conta-quilómetros a partir de 1 de setembro.

A FIA congratula-se com este primeiro passo, muito importante, da UE. Já estas novas regras técnicas são um bom passo em frente para resolver o problema na origem. Esta legislação destina-se a garantir uma maior proteção do conta-quilómetros, esperando-se que seja realmente disuassora.

A FIA, ainda assim, recomenda melhorias específicas na legislação::

• o desenvolvimento de níveis de desempenho detalhados para conta-quilómetros;

• aplicação de metodologia específica de verificação e a validação pelas autoridades que garantam que as medidas tomadas pelos fabricantes para proteger os contra-quilómetros são efetivas.

Um maior detalhe dos requisitos na legislação de aprovação de veículos da UE ajudaria a garantir a eficácia deste regulamento. Por exemplo, o cumprimento dos critérios comuns no Regulamento das Nações Unidas n. ° 39 sobre os requisitos do velocímetro e do conta-quilómetros é de importância fundamental para resolver as lacunas que ainda se verificam.

Retirado de autoclube acp

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s