Governo vai autorizar testes de condução autónoma

Foto: NC Produções

O decreto-lei integra-se num pacote de diplomas sobre mobilidade elétrica e urbana e condução autónoma, em preparação no Ministério do Ambiente, ajustando a legislação em vigor à realidade atual. Uma das medidas, já anunciada, será a transferência para operadores privados autorizados dos postos de rede pública de carregamento de baterias. A rede está também a ser alargada, com a instalação, até ao final do ano, de postos de carga em todos os municípios e a criação de corredores elétricos com postos de carregamento rápidos nas áreas de serviço das principais auto-estradas do país.

A realização de testes de condução autónoma em estrada aberta é proibida formalmente nos países que assinaram a Convenção sobre Trânsito Viário de Viena, em 1968, que no seu artigo 8º estabelece que “ Todo o veículo em movimento ou todo o conjunto de veículos em movimento deverá ter um conduto”.

Dos países europeus, apenas Espanha não assinou a Convenção, mas alguns países que a assinaram já adotaram as suas legislações nacionais de forma a permitir a realização de testes de condução autónoma.

Ontem, o Grupo PSA anunciou a realização de testes de veículos autónomos com condutores não especialistas na região de Paris.  O Grupo PSA foi o primeiro a ter testado o veículo autónomo em estrada aberta em França, em julho de 2015, e o primeiro a realizar experiências com condutores não especialistas ao volante. Estes testes arrancaram no início do corrente mês de março e irão continuar até ao final do mês de junho com o público em geral.

Até à data, já foram percorridos mais de 120.000 km em modo autónomo (níveis 2, 3 e 4) em vias rápidas europeias. No total, são 15 os protótipos explorados pelo Grupo e pelos seus parceiros.

Retirado de automonitor

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s