Leasing ou Renting: qual a melhor para comprar carro?

Descubra as diferenças entre Leasing ou Renting e confirme qual a melhor forma de financiamento para a gestão da frota de automóveis da sua empresa.

Leasing ou Renting: qual a melhor para comprar carro?

 

Quer comprar alguns novos carros para modernizar a sua frota, mas tem dúvidas sobre qual a melhor opção de financiamento automóvel. Por norma existem duas soluções que são as mais aconselhadas para quem quer renovar a frota de automóveis da empresa. Descubra entre o Leasing ou Renting qual a melhor opção para si.

Até porque é importante que tenha noção de que manter uma frota de automóveis engloba um custo que nem todas as empresas conseguem suportar. Em termos práticos, a frota de veículos deve ser proporcional ao número de colaboradores, tornando os custos operacionais das empresas mais racionais.

Em Portugal, é comum as pequenas, médias e grandes empresas recorrerem ao renting para adquirir ou renovar a frota. Já os particulares estão cada vez mais inclinados para o leasing.

Leasing ou Renting: quais as diferenças?

A principal diferença entre estas duas modalidades assenta no facto do cliente pretender, ou não, ficar com o bem adquirido no fim do contrato. Seja entre particulares ou empresas, o leasing ou renting assumem-se como alternativas viáveis para quem pretende adquirir um automóvel ou outro bem, sem que para isso tenha de recorrer a um crédito.

O objetivo do leasing passa por comprar um determinado automóvel, enquanto no caso do renting a ideia é poder utilizar o veículo durante um determinado período de tempo. De uma forma geral, o leasing é mais procurado por particulares, enquanto o renting se revela uma boa opção para muitas empresas.

Como escolher?

Antes de decidir entre leasing ou renting é importante informar-se sobre as diferentes ofertas presentes no mercado. Para perceber qual o modelo mais vantajoso, deverá ter em conta o preço de aquisição do automóvel, bem como os custos que a contratação do serviço irá representar para si ou para a empresa.

Fazer várias simulações é indispensável para escolher a melhor opção. Portanto aconselhamos a experimentar um simulador de renting e de leasing. Acredite, que o modelo de financiamento para a sua frota automóvel é bastante importante para equilibrar as suas contas.

C

O que é o leasing?

Na realidade, o leasing não passa de um simples contrato de aluguer, com a opção de compra no final por um valor residual que será antecipadamente determinado e acordado entre as partes envolvidas. Este montante inclui o valor do bem, IVA, comissões e taxas de juro. No contrato de leasing é a entidade locadora que adquire o carro escolhido pelo locatário e o aluga durante um prazo determinado. Quando o contrato chega ao fim, o cliente poderá renová-lo por mais um período.

Esta modalidade de financiamento é a opção mais rápida e simples para adquirir uma viatura ou outro bem. No entanto, é preciso esclarecer que não concede o direito de propriedade ao cliente enquanto este não liquidar na totalidade das suas responsabilidades. O leasing automóvel assemelha-se a um contrato de arrendamento com opção de compra no final.

Vantagens do leasing

  • Isenção de imposto único de circulação (IUC) sobre os juros e o financiamento;
  • Benefícios fiscais para empresas;
  • Taxas de juro mais baixas do que noutras opções de crédito automóvel;
  • Flexibilidade de condições a nível de prazo, entrada e valor residual;
  • Vantagens na subscrição de seguro automóvel;
  • Possibilidade de cessão do contrato a qualquer altura;
  • Permite comprar o automóvel no final de contrato.

Desvantagens do leasing

  • Embora o condutor possa utilizar o carro sem restrições, não será o seu proprietário até pagar o valor residual no final do contrato;
  • É pedido que seja feito um seguro de danos próprios, com um prémio mais elevado do que o seguro tradicional obrigatório;
  • É necessário pagar uma comissão em caso de cessação do contrato.

C

O que é o renting?

Considere a seguinte situação. Um dos veículos da sua empresa avariou inesperadamente e é preciso substituí-lo com urgência, mas não tem orçamento disponível. O recurso ao renting é uma opção. Esta modalidade de financiamento é um serviço que permite a utilização de bens, em regime de aluguer a longo prazo mas limitado à quilometragem e mediante o pagamento de uma renda mensal.

Pode falar-se em renting para particulares e em renting para empresas. O renting é também conhecido como aluguer operacional de viaturas e o contrato terá um prazo mínimo de aluguer de 12 meses.

Vantagens do renting

  • Permite alugar um carro por um período limitado e mediante uma quilometragem combinada no início do contrato. Se circular mais do que o estipulado paga um adicional por quilómetro, mas se ficar abaixo dos quilómetros que ficaram acordados pode receber o reembolso;
  • A empresa de renting trata das manutenções preventivas e corretivas, seguros, gestão de sinistros, gestão de impostos, viatura de substituição e cartão de combustível (sendo que alguns destes itens podem ser extras);
  • Destina-se a quem não pretende ser proprietário do veículo;
  • À partida, não há limite para o preço do carro;
  • Durante o contrato, paga uma renda pelo automóvel e serviços. No final, o objetivo é entregar o carro e assinar contrato sobre novo veículo. Mas também pode comprar pelo valor comercial ou outro acordado com a locadora no início.

Desvantagens do renting

  • Se necessitar de pedir uma reapreciação do contrato, a meio da vigência do mesmo, é provável que a empresa de renting imponha condições mais duras;
  • No caso de rendas indexadas (e não fixas) existe o risco de alteração do valor. É aconselhável uma renda fixa durante o período de vigência do contrato para o gestor antecipar as necessidades de fundos e evitar o incumprimento;
  • É conveniente ter atenção a algumas cláusulas nos contratos que envolvem número de horas de uso ou quilómetros de utilização máxima, sendo que, quando são ultrapassados os valores, existem penalizações.

Retirado de e-konomista

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s