Seat produz combustível a partir de água suja

Em parceria com a Aqualia, a Seat apresentou um projecto que obtém biocombustível a partir de águas residuais. O resultado é gás natural comprimido, passível de ser utilizado em motores de combustão.

Smart Green Gas. Assim se chama o projecto que a Seat e a Aqualia estão a desenvolver, em conjunto com empresas como a Gas Natural Fenosa e a Naturgas EDP, juntamente com organismos públicos espanhóis de investigação, como o Instituto Catalán de Investigación del Agua (ICRA) e as Universidades de Girona, Valladolid e Santiago de Compostela. O objectivo é utilizar águas residuais para obter um biocombustível passível de ser utilizado, por exemplo, em veículos equipados com motores de combustão aptos a funcionar com gás natural comprimido (GNC).

A colaboração agora encetada terá uma duração de cinco anos, tendo já tido início os testes piloto na unidade de tratamento de águas residuais de Jerez de la Frontera, com vista à produção de biogás extraído dos resíduos processados nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) – o qual é, posteriormente, convertido em biometano e injectado na rede de distribuição de gás natural. À marca de Martorell cabe, naturalmente, ceder os veículos (no caso, dois Leon TGI) que permitirão à Aqualia avaliar a qualidade do biometano produzido, essencial para a verificação e validação de toda a cadeia produtiva.

Para a Seat, são ainda factores determinantes desta iniciativa o biocombustível obtido ser de origem integralmente espanhola, e os motores que funcionam a GNC reduzirem em cerca de 80% as emissões de CO2 comparativamente aos motores que consomem gasolina. Ao mesmo tempo, esta é uma aposta que pode contribuir para a flexibilização e optimização do sistema energético, por constituir numa alternativa ecológica e real aos derivados do petróleo, conferindo ainda uma maior autonomia e sustentabilidade às cidades que adoptem este sistema nas suas estações de tratamento de águas residuais.

Retirado de observador

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s