5 dicas para uma condução segura à chuva

aston-martin_chuva_rain

Hoje trazemos-te alguns conselhos para evitares os dissabores da condução à chuva.

É verdade que este ano tem sido marcado pelos dias de sol e temperaturas acima do normal, mas à medida que nos vamos aproximando da época natalícia, a chuva e o mau tempo não tardam em aparecer.

E quem anda diariamente na estrada sabe como é conduzir com chuva: os percursos do dia-a-dia que conhecemos como a palma das nossas mãos ganham contornos que desconhecíamos. Por isso, cabe ao condutor agir defensivamente e ajustar a sua condução às condições atmosféricas.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Continental Pneus, 92% dos condutores portugueses revela uma maior preocupação com a segurança rodoviária quando as condições meteorológicas são adversas. Com o intuito de alertar os automobilistas portugueses para uma condução ainda mais segura em tempo de chuva, a Continental Pneus deixa alguns conselhos:

Velocidade:

O primeiro conselho a ter em conta é reduzir a velocidade e adaptá-la às condições meteorológicas, o que ajudará os automobilistas a estarem preparados para os eventuais imprevistos.

Luzes:

Liga as luzes do veículo, inclusivamente quando chover com pouca intensidade. Isto ajuda a aumentar a visibilidade, tanto a tua como a dos restantes veículos.

Distância de segurança:

Mantem a distância de segurança do veículo da frente (equivalente ao espaço de dois veículos), uma vez que o piso molhado faz com que a distância de travagem triplique. Sempre que possível usa o motor para fazer diminuir a velocidade do veículo.

Escovas limpa pára-brisas:

Certifica-te que as escovas limpa pára-brisas estão em boas condições e substitui-as se caso necessário.

Estado dos pneus:

Como sabes, os pneus são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada. Verifica regularmente o estado dos pneus para te assegurares que a profundidade do piso é a recomendada, uma vez que esta é a garantia de uma saída optimizada da água entre o pneu e a superfície da estrada, minimizando assim o risco de aquaplanagem.

Se a profundidade dos sulcos dos pneus for inferior a 3mm, a distância de travagem aumentará consideravelmente e o perigo de aquaplanagem será quatro vezes superior.

Drive safe!

Retirado de razaoautomovel

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s