Em 1986, esta carrinha já conduzia sozinha. Mas como?

navlab-1Foi há precisamente três décadas que foi lançado o NavLab 1, descrito como o primeiro veículo autónomo do mundo.

É inevitável: quando se fala de inovação no mundo automóvel fala-se invariavelmente da condução autónoma. Mas a vontade de autonomizar a condução não é recente.

No inicio da década de 80, o Instituto de Robótica da Universidade de Carnegie Mellon (EUA) desenvolveu uma série de modelos autónomos e semi-autónomos bastante avançados para a época. Na verdade, os sistemas já usados na altura são em tudo iguais aos usamos hoje em dia. Mas menos evoluídos, logicamente.

O primeiro modelo – Terregator – foi apresentado em 1983, e era um pequeno robot off-road que usava uma combinação de lasers, radares e câmaras de vídeo para viajar sem intervenção humana – hoje recorremos à mesma tecnologia adicionado apenas a geolocalização do satélite. Este modelo abriu caminho para aquele que é descrito como o “primeiro veículo 100% autónomo do mundo a transportar pessoas a bordo”, o NavLab 1, que seria lançado três anos mais tarde.

Como se pode ver no vídeo em baixo, o NavLab 1 parecia mais uma carrinha de reportagem de televisão do que um veículo autónomo, e na verdade não era mais do que uma carrinha Chevrolet modificada. Por dentro, o NavLab 1 estava equipado com uma panóplia de computadores e sensores de movimento, e devido às limitações de software só no final dos anos 80 é que o carro se tornou completamente funcional. Em modo 100% autónomo a velocidade máxima era de pouco mais de 32 km/h, muito reduzida à luz dos padrões atuais, mas que naquele tempo foi um considerado um sucesso.

Volvidos 30 anos a condução autónoma já é uma realidade, e está cada vez mais presente no mercado automóvel. Bem vindos ao futuro…

Retirado de razaoautomovel

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s