eROT: conhece as suspensões revolucionárias da Audi

 

Audi-750x530

#erot #audi

“eROT” é o nome das suspensões revolucionarias que a Audi está a desenvolver. Um sistema que promete revolucionar o futuro da marca de Ingolstadt.Num futuro próximo as suspensões tal como as conhecemos podem ter os dias contados. A culpa é da Audi e do revolucionário sistema eROT, um sistema inovador que faz parte do plano tecnológico apresentado pela marca alemã no final do ano passado, e que pretende alterar a forma como trabalham as suspensões atuais, maioritariamente baseadas em sistemas hidráulicos.

Em síntese, o princípio por detrás do sistema eROT – electromechanical rotary damper – é fácil de explicar: “cada buraco, cada solavanco e cada curva induzem energia cinética no carro. Acontece que os amortecedores atuais absorvem toda esta energia, que é desperdiçada sob forma de calor , afirma Stefan Knirsch, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi. De acordo com a marca, tudo irá mudar com esta nova tecnologia. “Com o novo mecanismo de amortecimento eletromecânico e com o sistema elétrico de 48 volts, vamos  passar a dar uso a toda essa energia” que agora é desperdiçada, esclarece Stefan Knirsch. Por outras palavras, a Audi ambiciona aproveitar toda a energia cinética gerada pelo trabalho da suspensão – que atualmente é dissipada pelos sistemas convencionais em forma de calor – e transformá-la em energia elétrica, acumulando-a em baterias de lítio para alimentar posteriormente outras funções do veículo, melhorando assim a eficiência do automóvel. Com este sistema a Audi prevê uma poupança de 0.7 litros por cada 100 km.

Outra das vantagens deste sistema de amortecimento é a sua geometria. No eROT, os tradicionais amortecedores em posição vertical são substituídos por motores elétricos dispostos horizontalmente, o que se traduz num maior espaço na bagageira e numa redução de peso de até 10 kg. Segundo a marca, este sistema pode gerar entre entre 3W e os 613W, dependendo do estado do piso – quando mais buracos, mais movimento e por conseguinte maior produção energética. Além disso, o eROT poderá ainda oferecer novas possibilidades no que toca ao ajuste da suspensão, e por se tratar de uma suspensão ativa, este sistema adapta-se de forma ideal às irregularidades do piso e ao tipo de condução, contribuindo para um maior conforto no habitáculo.

Para já, os testes iniciais têm sido promissores, mas não se sabe ainda quando é que o eROT se irá estrear num modelo de produção do fabricante alemão. Recordamos que a Audi já usa um sistema de barras estabilizadoras com o mesmo princípio de funcionamento no novo Audi SQ7 – podes saber mais aqui.

Retirado de razaoautomovel

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s