Z Tyre: Pagaria meio milhão por um jogo de pneus?

Quem acha que um pneu só tem de ser preto e redondo está redondamente enganado. E quem pensa que gasta uma fortuna quando muda os pneumáticos também. Excêntrico é comprar um “set” por meio milhão.

Cada pneu destes custa cerca de 135 mil euros

Quando cantou “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, Marilyn Monroe estaria a milhas de pensar que os diamantes, para além do melhor amigo da mulher, poderiam ser os melhores amigos do pneu.

Pasmem-se os que já ficaram de boca aberta quando, há cerca de 10 anos, a Bugatti revelou os números associados ao Veyron. Para atingir a velocidade máxima anunciada (400 km/h), o superdesportivo italiano deveria estar calçado a rigor, com um jogo de pneus Michelin Super Sport especialmente concebidos para ele. O “tailor-made” paga-se – no caso, o “set” só poderia ser substituído na fábrica, em França, e custava à volta de 27 mil euros. Uma verdadeira pechincha quando comparado com os pneus mais caros do mundo, que acrescentam à borracha uns pozinhos de ouro de 24 quilates e uns quantos diamantes.

_MG_8442

Harjeev Kandhari, O CEO da Zenises, com o pneu mais caro do mundo, devidamente certificado pelo Guiness

Criados pela Z Tyre, marca de performance do Grupo Zenises, sedeada no Dubai, são uma verdadeira obra-prima das arábias os quatro pneus que entraram para o Livro de Recordes do Guiness por custarem, cada um, para cima de 135 mil euros. O conjunto foi arrematado por 600 mil dólares, cerca de 546 mil euros.

Para ter uma ideia, este valor dava para comprar, em Portugal, 38 Renault Clio (se considerarmos a versão 0.9 TCe Energy Confort). Está claro que o modelo mais vendido no mercado português não faz o mesmo brilharete no Dubai que uns pneus na medida desportiva 295/35 R21.

O conjunto foi encomendado por um comprador cuja identidade permanece desconhecida, mas que gosta certamente de pisar luxo. Afinal, estamos a falar de uma empreitada com requinte do início ao fim. É que depois de terem sido desenhados no Dubai, os pneus viajaram até Itália, para receberem um tratamento especial na Joaillier Prive, onde foram adornados com diamantes. E como se o brilho das pedras preciosas no “Z” (não de Zorro, mas de Z Tyre) não fosse suficiente para ofuscar qualquer um no trânsito, os pneumáticos regressaram à terra de origem, para serem enriquecidos com folhas de ouro. Aplicadas, “noblesse oblige”, pelos mesmos artesãos que trabalharam no novo palácio presidencial de Abu Dhabi.

Em vez do recorde, a Z Tyre prefere colocar a tónica na qualidade e na exclusividade do produto. O CEO da marca, Harjeev Kandhari garante que este projecto visou “celebrar e reconhecer o verdadeiro valor da sua gama de pneus de alta performance”. Certo é que, para entrar no “Guinness World Records”, o valioso “set” teve de prestar provas de funcionalidade, para garantir que, de facto, podia ser montado numas jantes e andar por aí a desfilar numa utilização “normal”. E passou no teste. Segundo a Z Tyre, os pneus mais caros do mundo podem rodar até 15 minutos numa prova de alta velocidade – o que é o mesmo que dizer “adeus” a 36.400€ por cada minuto que passa.

Independentemente do destino que o dono lhes dará, a verba por que foram vendidos os pneus teve um bom fim, revertendo para a Fundação Zenises (do Grupo Zenises, proprietário da Z-Tyres), que se “foca na melhoria do acesso à educação em todo o mundo”, sublinha Harjeev Kandhari.

Se está cliente, saiba que a marca está à venda em Portugal e aceita encomendas. E se quiser exceder-se em excentricidade, deixamos-lhe algumas sugestões que vão ao encontro do perfil deste tipo de consumidores. Retiradas do site Luxury Launches, provam que o recurso ao ouro está na moda e que há mercado para tudo o que brilhe. Até na casa de banho.

Retirado de observador
Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.