EA211 TSI Evo: a nova jóia da Volkswagen

EA211 TSI Evo 4

É o primeiro motor a gasolina turboalimentado de 1.5 litros a recorrer a um turbo de geometria variável.

A Volkswagen acaba de apresentar no Simpósio de Motores de Viena – certame dedicado às inovações tecnológicas neste campo – o novo EA211 TSI Evo: o primeiro motor a gasolina turboalimentado de 1.5L com turbo de geometria variável.

A marca alemã anunciou que vai iniciar a comercialização deste novo motor até ao final do ano, em dois patamares de potência: 129cv e 148cv. Muito provavelmente o EA211 TSI Evo, será estreado no novo Volkswagen Golf – modelo que deverá ser apresentado no Salão de Paris.
Comparativamente ao 1.4 TSI de 123cv, este motor é 10% mais eficiente, tanto nos consumos como nas emissões. Para além do já referido turbo de geometria variável, parte deste ganho deve-se ao sistema de desativação de cilindros e à adopção de um ciclo de combustão Miller com uma taxa de compressão mais elevada – o binário máximo está disponível logo às 1.300RPM (ver imagem).

EA211 TSI Evo 3

Há muito usados nos motores Diesel, só agora é que os turbos de geometria variável começam a massificar-se nas motorizações a gasolina – recordamos que o primeiro modelo a gasolina a recorrer a esta tecnologia foi o Porsche 911 Turbo (geração 997) em 2006.

O que são turbos de geometria variável?

Tal como o próprio nome indica, os turbos de geometria variável (TGV) diferenciam-se dos turbos convencionais (de geometria fixa) pela possibilidade de ajuste contínuo das pás da turbina. Graças a este movimento é possível otimizar o fluxo de gases num regime de rotações mais amplo.

Porque é que só agora é que os TGV chegam aos motores a gasolina?

Nos motores a gasolina a sua implementação tem sido mais difícil devido à temperatura superior dos gases face aos motores a Diesel. Para implementar os TGV nas motorizações a gasolina, era necessário recorrer a ligas metálicas muito dispendiosas e que tornavam o custo desta solução muito cara para carros «comuns».

Ao que parece, a Volkswagen encontrou a solução para este problema.

EA211 TSI Evo 1

EA211 TSI Evo 2
Retirado de razaoautomovel

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s