O que venderam as marcas no 1º trimestre?

2016 Opel Astra Sports Tourer

No primeiro trimestre do ano confirmou-se a tendência de downgrading das vendas das marcas premium (as três alemãs e a sueca volvo), que fazem agora mais de metade das suas vendas com modelos de gamas compactas. Nas marcas generalistas, a crescente apetência dos consumidores por SUV de preços acessíveis, levou alguns modelos a galgarem posições e peso no mix de vendas das marcas. São os casos do Renault Captur, Peugeot 2008, Honda HR-V, Mazda CX-3, Hyundai Tucson ou Mazda CX-3. Veja no final da análise, o mix de vendas por modelos de todas as marcas.

Veja AQUI o que venderam, modelo-a-modelo, as marcas automóveis no 1º trimestre

ALFA-ROMEO

Com um crescimento homólogo de 21,4% no primeiro trimestre, o MiTo ganhou peso no mix de vendas da marca. Ainda assim, o compacto Giulietta continuar a responder por 78,4% das vendas. Ou seja, quatro em cada cinco modelos vendidos.

AUDI

A nova geração A4 relançou as vendas do modelo, que progrediu 23,1% face aos registos do primeiro trimestre do ano passado e vale agora 15,6% das vendas totais da Audi, num ganho de 3,2%. A gama compacta A3 faz mais de 40% das vendas e mantém-se como best seller da marca, com a subida da versão Sedan 4 portas a não compensar a baixa das variantes berlina 3 portas e Sportback 5 portas. A registar ainda a forte progressão do A6, que quase duplica os volumes de venda,

BMW

Somadas, as duas gamas compactas da marca (série 1 e 2 e o SUV X1) valem 54% das vendas da marca, com as tradicionais Séries 3 e 5 a perderem peso.

CITROEN

O utilitário C3 é cada vez mais importante para a marca, tendo garantido quase 40% das vendas do primeiro trimestre. O C4 Cactus mantém-se como segundo modelo mais vendido

FIAT

De assinalar o sucesso do 500X que já é o quarto modelo mais vendido da marca e quase triplicando as vendas do primeiro trimestre de 2015. Os modelos 500 e Punto mantém os dois primeiros lugares da tabela de vendas, separados por apenas 23 unidades nos primeiros três meses do ano, muito mais próximos do que há um ano atrás. Somados, valem 60% das vendas trimestrais da Fiat.

FORD

O Focus faz 44% das vendas e é cada vez mais isolado o maior sucesso da marca, ganhando peso ao Fiesta, que recua 21,6% em comparação com os registos do primeiro trimestre do ano passado.

HONDA

O mini SUV HR-V, lançado no ano passado, já é o segundo modelo mais vendido da marca, atrás apenas do Civic, respondendo por 23% das dos registos trimestrais.

HUNDAI

O novo Tucson afirma-se como segundo classificado na tabela das vendas trimestrais.

JAGUAR

Comprovando a sucesso da estratégia de regresso ao segmento D, das berlindas familiares, o novo XE fecha o trimestre como best seller da marca, mais do que duplicando os registos do XF, segundo modelo mais vendido.

JEEP

Cada vez mais uma marca mono produto no mercado português, onde o mini SUV Renegade faz a totalidades das vendas

LAND ROVER

O Range Rover Evoque quase duplica as suas vendas e responde por dois terços das vendas da marca.

MAZDA

O pequeno SUV CX-3 é o modelo mais vendido no trimestre, respondendo por mais de metade dos registos e afirmando-se como o principal driver de crescimento da marca.

MERCEDES-BENZ

À semelhança das rivais Audi e BMW, a Mercedes-Benz já faz quase dois terços das suas vendas em Portugal como modelos das suas gamas compactas Classe A, B, CLA e GLA.

NISSAN

Acusando a quebra homóloga de vendas do best seller Qashqai, Juke, Micra, Note e X-TRail ganham peso no mix de vendas da marca.

OPEL

Corsa e, sobretudo, o novo Astra alavancam as vendas trimestrais da marca. Os dois modelos respondem por quase 78% dos registos totais, com o Astra a ganhar peso ao Corsa.

RENAULT

O trio Clio-Mégane-Captur garante 93% das vendas da marca

SEAT

Cada vez mais dependente do Ibiza, que num ano passa de 59,9% para 63,9% das vendas trimestrais da marca, em detrimento do compacto Leon, que faz o percurso inverso.

VOLKSWAGEN

O Golf ultrapassa o Polo e é o modelo mais vendido.

VOLVO

A gama V40, incluindo a versão Crosso Country, faz 60% das vendas.

Retirado de automonitor

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s