Projeto de carros conectados através da rede móvel premiado

img_2016_03_15_testfeld_a9_2_en-data

O projeto ‘Comunicação em tempo real entre veículos através da rede móvel LTE’ desenvolvido em conjunto pela Continental, Deutsche Telekom, Fraunhofer ESK Institute e Nokia, alcançou o primeiro lugar na competição de boas práticas na Intelligent Networking Initiative na categoria ‘Trânsito’.

Todos os vencedores foram distinguidos durante o Cebit 2016 pelo Ministério dos Assuntos Económicos e Energia e pela Intelligent Networking Initiative.

Neste projeto vencedor, os veículos que circularam na pista de testes digitais (a autoestrada A9, na Alemanha)  partilharam informações sobre os eventuais perigos através da rede móvel LTE.

Tal foi possível graças à utilização de tecnologia designada como 5G: “O desenvolvimento da tecnologia 5G atingiu uma fase emocionante a nível global. Não estamos só a falar, estamos também a testá-la. O nosso projeto conjunto demonstra como a condução pode ser feita de forma mais segura. Tudo isto é possível graças a uma infraestrutura inteligente que se adapta de acordo com as necessidades das pessoas e, neste caso, permite um período de tempo longo para reagir, ajudando a prevenir situações perigosas”, afirmou Bruno Jacobfeuerborn, CTO da Deutsche Telekom.

Pela primeira vez, a comunicação tem lugar praticamente em tempo real, porque a latência de sinal entre dois veículos é reduzida para menos de 20 milésimos de segundo através do uso de módulos de extensão – ou cloudlets – instaladas nas estações base LTE.

Ao partilharem as suas competências centrais, os parceiros do projeto demonstraram como a comunicação em larga escala e em tempo real entre veículos e infraestruturas poderá ser no futuro.

A tecnologia móvel LTE foi desenvolvida pela Nokia e a rede foi construída pela Deutsche Telekom. A Nokia contribuiu para as cloudlets usando tecnologia móvel Edge que, em combinação com a tecnologia posição-localização desenvolvida pelo Fraunhofer ESK, garante a rápida transmissão de dados. O interface electrónico de veículos foi desenvolvido pela Continental e permite a implementação de várias aplicações, concebidas para tornarem a condução mais segura e mais confortável.

Parceria vai continuar

Com um projeto de acompanhamento centrado em redes de veículos, a Continental, Deutsche Telekom, Fraunhofer ESK, Nokia e, pela primeira vez, a MHP, uma empresa de consultoria e gestão de TI (pertencente à Porsche) estão a planear a continuação desta parceria premiada.

“Estamos muitos satisfeitos por termos a oportunidade de trazer para a mesa a nossa longa experiência no sector automóvel de forma a expandir o mercado para a mobilidade inteligente e em redes e para desenvolver modelos iniciais de negócio”, afirmou Olaf Kleindienst, parceiro associado na MHP.

Com a designação ‘Aplicações de Segurança Rodoviária com base na comunicação entre veículos através de LTE e Mobile-Edge Computing (MEC)’, os parceiros do projeto pretendem desenvolver e testar mais aplicações na já existente pista de testes na A9, de forma a contribuir para posicionar a Alemanha como um pioneiro e líder de mercado no campo da mobilidade inteligente e da condução automatizada.

img_2016_03_15_testfeld_a9_1_en-data

Retirado de automonitor
Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s