Furtar um automóvel com ‘Keyless’: uma brincadeira de crianças

continental-chaves-1024x767

A ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.), a maior associação automóvel na Alemanha, demonstrou através de um vídeo que é possível roubar um automóvel com ‘keyless’ a uma distância razoável.

Utilizando um amplificador de ondas, o automóvel pode ser facilmente furtado – o que, segundo a associação, não é mais do que uma brincadeira de crianças.

Os sistemas ‘keyless’ – que permitem abrir e fechar portas, e colocar o veículo a trabalhar – têm-se tornado muito populares devido à facilidade de utilização. E com um número cada vez maior de utilizadores, não há ladrão que não se interesse pela temática…

O que a ADAC veio agora colocar a nu é a facilidade com que se pode invadir e contornar a tecnologia: basta um amplificador de ondas de rádio que não custa mais de 200 euros e que esteja a cerca de 100 metros da chave, e o trabalho dos ladrões transforma-se numa brincadeira.

Os números sublinham a ideia: a ADAC conseguiu ‘roubar’ 24 automóveis de marcas diferentes que utilizam o sistema ‘keyless’ (link com lista completa aqui em alemão).

Assim, como é que um condutor se pode proteger? Segundo o jornal The new York Times apenas existe um modo eficaz: colocar a chave da viatura numa caixa Faraday para bloquear o sinal.

O vídeo, divulgado pela própria ADAC, encontra-se em alemão:

Retirado de automonitor

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s