Costuma circular nas vias central e da esquerda na autoestrada?

Autoestrada_A5_900

Se tem por hábito circular na faixa central ou da esquerda de uma autoestrada (ou de outra estrada com mais do que uma via), saiba que pode ser multado. E a multa não é nada simpática.

Porém, mais do que o mito, há a realidade. Quando circula na autoestrada, ou em estradas com mais de uma via, é normal ver outros veículos seguir no centro ou à esquerda. É um desses condutores? Há uma multa pouco simpática para si.

De acordo com o Código da Estrada, quem não utilizar a via de trânsito mais à direita está a infrigir a lei e incorre numa multa que pode chegar aos 300 euros.

Diz o artigo 14.º, sobre a pluralidade das vias de trânsito, quer se trate de uma autoestrada ou não, que “sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita”.

O mesmo artigo realça que pode utilizar outra via apenas “para ultrapassar ou mudar de direção” (aqui, a legislação prevê os casos do trânsito fora das autoestradas).

Ao proceder de acordo com a lei, reduz os riscos de acidente e evita ser ultrapassado pela direita – o que constitui uma manobra perigosa.

Por outro lado, caso ocorra um acidente envolvendo a sua viatura, existe (em teoria) menos risco se ficar com o automóvel imobilizado nas faixas onde se circula a maior velocidade.

Em caso de acidente, é muito mais complicado para os veículos que circulam à retaguarda fugir ao obstáculo se este se encontrar mais à esquerda.

Este mau costume que é possível testemunharmos todos os dias, nas estradas portugueses, causa outro problema: os condutores que cumprem a lei são, muitas vezes, obrigados a cruzar duas vias para ultrapassar um veículo que segue na via central. E esta questão representa um perigo acrescido.

Há nas autoestradas alguns sinais que o aconselham a circular na via mais à direita. Não ignore esse conselho, pela sua segurança, pela segurança de quem transporta e pela segurança de todos os utentes da via.

Retirado de ptjornal

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s