Petróleo. Sector acredita que vai sobreviver a carros ecológicos

496106

Especialistas ouvidos pelo i garantem que o petróleo vai continuar a ser competitivo face a outras fontes de energia e, apesar da possível redução do uso nos automóveis, lembram que há muitos meios de transporte que vão manter o recurso a esta matéria-prima, como os aviões e os navios.

O sector petrolífero vai continuar a registar muita procura mesmo que os fabricantes automóveis reduzam a sua oferta de carros movidos a combustíveis fósseis. A opinião é unânime junto dos analistas de mercados contactados pelo i. Ricardo Marques, especialista em commodities da IMF (Informação de Mercados Financeiros), não acredita que o sector petrolífero esteja ameaçado, nas próximas duas a três décadas, só pela alteração da fonte de energia usada pelos automóveis ligeiros.

“A haver essa alteração, ela ocorrerá de forma lenta e gradual. Além disso, não ouvi ainda falar em aviões, navios ou mesmo camiões eléctricos. Também o aquecimento continua a ser feito maioritariamente com o recurso a combustíveis fósseis, sejam eles o gasóleo, o gás natural ou o carvão. Por último, a electricidade é, em grande parte, produzida com recurso a combustíveis fósseis”, refere o especialista, acrescentando ainda que “se os preços do petróleo e do gás não subirem, as renováveis continuarão a ser pouco competitivas na produção de electricidade”, refere.

Uma opinião partilhada por Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB, ao defender que “existe ainda um longo caminho a percorrer no desenvolvimento de veículos suficientemente eficientes que permitam ao consumidor optar pelo eléctrico. Por outro lado, o consumo do ouro negro não é exclusivo do sector automóvel/transportes. A própria energia usada para alimentar os automóveis agora produzidos provém dos combustíveis fósseis. Nesse sentido, apesar do natural ajustamento do preço, não se espera o fim do consumo deste bem intermédio, tão importante na produção de produtos que diariamente utilizamos”, salienta em declarações ao i.

O responsável admite ainda que, com a redução da procura, é natural que o sector tente encontrar formas alternativas de criar a necessidade do consumo de petróleo. “É evidente a pressão que se fará juntos dos governos e construtoras automóveis para adiar a massificação do consumo dos eléctricos”, diz.

Retirado de ionline

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Uma opinião sobre “Petróleo. Sector acredita que vai sobreviver a carros ecológicos”

  1. Olá Marcelo, Espero que estejas bem? Gostva de saber quais são as tuas perspectivas de negocios para Angola? podes enviar-me uma apresentação do que fazes afim de apresentar aos meus clientes e vermos como podemos juntar forças para fazermos negocios aqui em Angola? Looking forward to hear from you soon. Best regards Alves Ultimo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s