VW é ponta do iceberg. Mercedes, BMW e Peugeot distorcem dados

ng4773001

A Volkswagen foi a primeira a ser descoberta, mas está longe de ser a única gigante da indústria automóvel a manipular os testes de emissões de gases poluentes. Pelo menos, é isso que sugere um novo estudo, publicado esta segunda-feira por uma organização de campanha ambiental, que trabalha diretamente com Bruxelas. O fosso entre os resultados dos testes de emissões de CO2 e a performance real é de 40%, revela o estudo.

O relatório, intitulado “Mind the Gap“, é publicado anualmente pela Transport & Environment, entidade que trabalha diretamente com a Comissão Europeia. Este ano, mostra resultados preocupantes: em 2008, a emissão de gases poluentes e de consumo de combustível na condução real era 8% superior ao que se registava em ambiente controlado, nos testes de laboratório. Em 2012, este fosso já era de 31% e, no ano passado, a diferença ficou entre os 40% e os 45%. A manter-se este ritmo, e se a indústria continuar a “explorar as lacunas dos procedimentos de testes”, o fosso será de 50% em 2020, prevê a T&E.

Mas essa diferença de 50% já foi atingida por algumas marcas. É o caso dos modelos classe A, C e E da Mercedes, onde a lacuna testes/realidade é superior a 50%. Na série 5 da BMW e no Peugeot 308, o fosso fica pouco abaixo dos 50%. “As causas destas divergências têm de ser clarificadas o mais brevemente possível”, aponta o relatório.

Com as marcas a anunciarem que os carros consomem menos 50% de combustível do que consomem na realidade, os condutores gastam, em média, mais 450 euros do que seria suposto, por ano, em custos de combustível, estima o think tank ambiental.

Perante este cenário, os responsáveis da T&E consideram que, tal como os testes de poluição do ar, o sistema europeu de testes de consumo de combustível e de emissões de CO2 está absolutamente desacreditado. “O escândalo da Volkswagen é só a ponta do iceberg e o que está escondido é um abuso generalizado das fabricantes automóveis”, diz Greg Archer, da T&E.

Retirado de dinheirovivo

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s