Incentivo ao abate só convenceu 58 pessoas a trocar carro velh

O incentivo ao abate de carros em fim de vida para comprar automóveis mais amigos do ambiente foi entregue a apenas 58 pessoas. Ao todo, o governo atribuiu 241 mil euros em subsídios, 4500 euros por cada troca, segundo as regras da Reforma da Fiscalidade Verde, em vigor desde janeiro.

“Os incentivos à mobilidade elétrica resultaram num aumento significativo do número de veículos elétricos e híbridos em circulação”, garante o gabinete de Jorge Moreira da Silva. Desde que o governo reintroduziu o incentivo fiscal ao abate de veículos com dez ou mais anos para quem compra carros elétricos ou híbridos plug-in, o governo já analisou 85 pedidos, que resultaram em 58 subsídios já pagos. Estão ainda em processo de pagamento outros 20 subsídios.

Mesmo com o incentivo, a verdade é que a aquisição deste tipo de carros é ainda muito pouco expressiva. Entre janeiro e maio deste ano foram vendidos apenas 187 carros elétricos puros, mesmo assim mais 137% do que um ano antes; e 97 híbridos plug-in, mais 273% do que em 2014. Nos últimos dois anos, os carros ambientalmente saudáveis pesaram menos de 1% das vendas automóveis em Portugal, de acordo com os números do governo a que o DN/Dinheiro Vivo teve acesso.

A culpa, dizem os especialistas , é do preço elevado. Os modelos 100% elétricos, por vezes de apenas dois lugares, têm preços que começam na casa dos 20 mil euros. A este valor é preciso somar um encargo mensal entre 65 e 99 euros com o aluguer das baterias. Tudo somado e, considerando uma utilização de quatro anos, o carro elétrico mais barato, o Smart Fortwo, custa 24 mil euros, em vez dos 20 mil iniciais, denuncia a Deco. Este valor, contrasta, por exemplo, com o do modelo automóvel convencional mais vendido, o Renault Clio dCi 1.5, de cinco lugares, que custa cerca de 18 mil euros.

Retirado de dinheirovivo

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s