Os grandes mitos ao volante

dicas viagens carros conselhos

Desde há muitos anos que existem inúmeros mitos ao volante. Hoje decidimos quebrá-los ao escrever este artigo que explica aos condutores que comportamentos devem ter, de acordo com o Código da Estrada.

Mito nº1: Colocar o veículo em ponto morto quando está numa descida poupa combustível.

Pois é, muitos condutores têm por hábito colocar a alavanca de velocidades em ponto morto. Esta é uma prática insegura e que efectivamente não melhora as prestações do carro pelo que se deve manter os hábitos das aulas de condução.

Mito nº2: É proibido conduzir de chinelos ou descalço.

Não existe nenhuma lei no Código da Estrada que impeça o condutor de conduzir descalço ou de chinelos. A única coisa que está efectivamente escrita visa um aconselhamento que passa pela utilização de calçado confortável e adequado para viagens. No entanto, se for verificado que a causa de um acidente derivou de uma condução praticada por pés descalços chinelos ou outro tipo de calçado desconfortável, o infractor pode pagar uma multa que pode ir dos 60 aos 300 euros.

Mito nº3: É proibido conduzir de tronco nu.

Também não existe nenhuma regra no Código da Estrada referente ao tipo de vestuário obrigatório a ser usado. Contudo há duas coisas a salientar: no que diz respeito aos motociclos existem regras de segurança que devem ser cumpridas. E no caso do agente da PSP o querer multar por um acto de exibicionismo ou atentado ao pudor, presente no Código Civil, o condutor não terá maneira de contornar a situação.

Mito nº4: Durante o teste de alcoolémia deve-se mascar o conteúdo do tabaco, colocar moedas na boca ou fazer pouca pressão no sopro para que o resultado seja alterado.

Estas ideias pré-definidas são meras asneiras que podem inclusive levar a agravantes maiores pelo facto do condutor não estar a participar correctamente no que lhe é pedido.

Conduzir com um braço fora do veículo ou com a mão na alavanca de velocidades já são, no entanto, práticas ilegais que podem resultar em multas. É também proibido ao condutor utilizar durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros, aparelhos radiotelefónicos ou tecnológicos como o caso de telemóveis, tablets e afins.

Retirado de automonitor

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.