Carros elétricos e híbridos: o que são e quais os incentivos fiscais associados

Carros-Eletricos-Hibridos-Beneficios-e-Caracteristicas-702x336

Os incentivos fiscais à compra de carros amigos do ambiente foram introduzidos este ano em Portugal por via da fiscalidade verde e fizeram disparar as vendas a particulares, embora não tendo convencido por completo as empresas (perceba porquê). Embora partilhando algumas vantagens, são também várias as diferenças que separam carros elétricos e híbridos plug-in a nível do funcionamento e dos estímulos fixados pela lei portuguesa…

Se está a pensar em adquirir um carro “verde”, conheça as características que deve ter em conta.

Se está na altura de trocar de carro, tenha em conta algumas recomendações ecológicas, para garantir que escolhe um automóvel que, mais do que um meio de transporte, respeite o meio ambiente. O mais certo é que esteja com dúvidas se deve optar por comprar um veículo híbrido ou elétrico. Para já, fique ciente que estes dois tipos de carros oferecem menores custos em termos de gastos adicionais, seguro, imposto sobre veículos, manutenção e preço do combustível. Para escolher adequadamente o melhor automóvel saiba os incentivos fiscais que tem disponível em Portugal.

1 Diferença entre um carro elétrico…
Estes carros funcionam com motor elétrico, acumulando a energia nas baterias, que se carrega na rede elétrica (igual ao que acontece com um telemóvel). Ao contrário dos carros convencionais, um elétrico só tem acelerador e travão, assim como uma caixa de velocidades apenas com as mudanças de ponto morto, marcha atrás e andamento. Como não tem velocidades, a condução de um carro elétrico é similar a um carro automático, mas é mais suave e cómoda, além de ser muito silenciosa. O seu inconveniente é a autonomia das baterias, tornando o carro elétrico mais limitado que os carros a gasolina ou a diesel.

2 … e um híbrido
Um veículo híbrido é a combinação de um carro com motor a gasolina ou diesel mais um motor elétrico. Este tipo de automóvel tem um motor de combustão interna eficiente, uma caixa de mudanças automática, e o seu depósito de combustível (gasolina ou gasóleo), e por sua vez um motor elétrico com as suas baterias recarregáveis. Pode funcionar com um só motor, ou com os dois ao mesmo tempo, dependendo da potência necessária. A velocidades baixas é possível usar apenas o motor elétrico para mover o carro. O sistema elétrico é responsável por gerir automaticamente e decidir quando os dois motores devem entrar em funcionamento.

3 Incentivos ao abate de carros 2015
A reforma da fiscalidade verde trouxe de volta o incentivo ao abate de carros em fim de vida mas só para quem quer comprar um veículo “amigo do ambiente” – elétricos e híbridos. Assim, o incentivo ao abate de carros resume-se à “redução do ISV até à sua concorrência, quando aplicável, ou na atribuição de um subsídio” no valor de: 4.500 euros no caso dos veículos elétricos novos sem matrícula; um cheque de 3.250 euros para veículos híbridos ‘plug-in’ novos sem matrícula; e 1.000 euros para os quadriciclos pesados elétricos. As empresas podem deduzir o IVA nos elétricos, híbridos ‘plug-in’ e a GPL, cujo preço não ultrapasse os 50 mil euros. Este benefício atribui dedutibilidade, pela primeira vez, a viaturas de passageiros, quando até agora apenas as viaturas comerciais com um máximo de três lugares podiam reaver os 23% de IVA liquidados no momento da compra do veículo.

4 Benefícios
A principal vantagem de carros híbridos é a economia de combustível. O que com o tempo, pode poupar muito dinheiro. Nos elétricos, cada 100 quilómetros poderão custar apenas 1,5 euros.

Retirado de gestão frotas

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s