NHTSA acentua batalha contra álcool ao volante

A Associação Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) do Estados Unidos da América revelou um sistema inovador que permitirá detectar condutores alcoolizados e impedir que operem automóveis.

Este sistema resulta do trabalho levado a cabo no âmbito do programa Driver Alcohol Detection System for Safety (DADSS), o qual pode ser traduzido livremente por Sistema para Detecção de Álcool no Condutor, e que visa a impossibilidade de condutores com excesso de álcool no sangue poderem vir a conduzir embriagados.

O seu funcionamento tem por base dois sistemas: em primeiro lugar, um alcoolímetro integrado no volante permite detectar uma concentração de álcool acima dos 0.08 gramas, sendo depois complementado por um outro sistema, disposto no botão de ignição que, através de infra-vermelhos, consegue detectar a presença excessiva de álcool no sangue. Em caso de valor demasiado elevado, o motor permanece desligado.

“O DADSS tem um potencial enorme para impedir a condução alcoolizada por parte de faixas especificas como adolescentes ou frotas comerciais, pelo que torná-lo um opcional disponível para os proprietários dos veículo seria uma ferramenta poderosa na batalha contra as mortes causadas pela condução sob influência do álcool”, referiu Mark Rosekind, administrador da NHTSA em comunicado.

A NHTSA não pretende que este dispositivo se torne obrigatório nos automóveis vendidos nos Estados Unidos, mas admite que seria uma adição valiosa para reduzir a taxa de acidentes causados por condutores embriagados. Neste sentido, os testes com alguns veículos do governo local podem iniciar-se em breve, segundo adianta o The Detroit News.

Retirado de automonitor

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s