Emblemas de marcas de automóveis

Marcas

Um teste rápido: a que marca pertence o emblema de fundo amarelo com o cavalinho assente apenas nas patas traseiras?

Todos reconhecemos  emblemas de várias marcas de automóveis, é verdade. Mas qual é o seu significado?

A explicação mais sentimental ou mais literal vai encontrá-la no artigo de hoje.

E sim, acertou. A Ferrari, claro.

 Volkswagen

Este emblema é composto pelas letras V e W. Estas são as iniciais de volks (povo) e wagen (carro), que como já referimos num artigo anterior, significa carro popular ou carro do povo, uma vez que foi com esse propósito que foi criado o Fusca, o carocha, primeiro carro da marca.

 Alfa Romeu

O emblema é composto por dois elementos: o brasão da cidade de Milão, onde nasceu a marca e, uma figura humana a ser devorada por uma serpente, símbolo retirado da Alegoria da Casa de Sforza, uma influente família de governantes estabelecidos nesta cidade no período do renascimento.

 Lamborghini

O emblema desta marca italiana, um touro dourado, é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, à tauromaquia.

Ferruccio era um verdadeiro aficionado, tanto que mesmo hoje, os carros da marca ainda recebem nomes de touros famosos.

 FIAT

Sigla que significa: Fábrica Italiana Automobilística de Turim.

A parte gráfica do emblema pode não ser uma imagem tão forte como as anteriores, mas tem o seu simbolismo, pretende fazer lembrar a frente dos primeiros modelos produzidos pela marca.

 BMW

Fábrica de motores da Baviera, ou no idioma original, Bayerische Motoren Werke. Foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões.

Após a Primeira Guerra Mundial a fábrica foi proíbida de construí-los, motivo pelo qual começou a produzir motos, apenas mais tarde, automóveis.

O seu símbolo mantém viva a história representando uma hélice de avião. Quanto às cores de fundo, azul e branco, são originalmente de uma antiga bandeira da Baviera.

 Ferrari

O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário piloto da força aérea italiana durante a Primeira Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões.

O símbolo foi adotado em 1923 devido a um pedido especial feito ao fundador da marca, Enzo Ferrari, pela mãe do piloto,  morto durante a segunda guerra mundial.

Retirado de blog.eosparking.pt

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s