Como funciona um diferencial

6a00d83451b3c669e201116851e8dc970c-800wi

Desde tenra idade, que dois sistemas – entre outros – me causavam perplexidade por não entender minimamente o seu funcionamento. O primeiro era o micro-ondas. Aquecer os alimentos sem fogo? Oh mãe que bruxedo é este?!

E o segundo era o funcionamento do diferencial dos automóveis. Estou certo que este problema também foi para vós, como foi para mim, uma questão central da vossa infância. Entre um joginho de Mega-Drive e a construção de uns Legos, lá nos vinha à cabeça as questões relacionadas com tão estranho dispositivo, certo?Como eu vos compreendo. Diria até que são questões perfeitamente normais para um miúdo de seis anos. Até porque descoberto o segredo da origem dos bebés – que como sabem surgem através de uma complexa rede logística formada por Cegonhas – era altura de passar para o nível seguinte. Um nível de uma complexidade tremenda, e que só aos 20 anos de idade consegui ultrapassar. A resposta surgiu em forma de vídeo no Youtube e desde aí a minha vida nunca mais foi a mesma. Pude finalmente abandonar a tese de que tanto o micro-ondas como o diferencial dos automóveis tinham sido – dada a sua complexidade – tecnologia doada por extraterrestres à humanidade algures durante o início do sec. XIX.

Traumas à parte, o sistema é complexo mas tremendamente simples. Partindo do principio que as extremidades do eixo motor rodam a velocidades diferentes quando em curva, é necessário um sistema de dissipe esse diferencial e que aplique a tracção naquele que mais distancia percorre, e que por outro lado liberte aquele que não precisa de percorrer uma distancia tão grande da tracção do motor. O principio que aqui se aplica é que quanto mais longe estás do centro de rotação a maior velocidade tens de rodar para percorrer toda a circunferência.
Eu poderia passar horas e horas a escrever mas nunca conseguiria ser tão explicito quanto este vídeo. Se quiserem passem logo para o minuto 2:00 que é quando a explicação começa, ou então para o minuto 3:00 que é quando é dado um exemplo prático. Não é necessário ser barra a inglês para entender, vão ver que é muito simples:

Simples não é? Chamem agora os vossos filhos e tirem-nos da agonia de não saber como funcionada um diferencial, e vamos complicar tudo um pouco mais. Vejam no próximo vídeo como funciona um diferencial autoblocante (LSD):

Espero que este artigo do Autopédia vos tenha sido útil e que vos ajude a ser melhores pais, ou quiçá a ultrapassar algumas inquietações de infância. Que os pesadelos vos deixem de acompanhar!

Quanto ao micro-ondas meus amigos, mantenho a mesma tese: The truth is out there…

Retirado de razaoautomovel
Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.