Os combustíveis simples têm qualidade?

ng4142080

A partir de sexta-feira, a lei obriga que todos os postos de abastecimento tenham combustíveis simples. DECO explica se há razões para recear usá-los.

A DECO afirmou hoje que “não há nada a temer em relação à qualidade dos combustíveis simples”, com base nas conclusões de um estudo realizado há dois anos pela associação para a defesa do consumidor.

“Há dois anos, em dezembro de 2012, fizemos um estudo – um teste pioneiro a nível mundial – em que pusemos em confronto gasóleo aditivado [‘premium’], com versão regular e duas marcas ‘low cost’ (Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché) e o resultado foi que não existem diferenças entre os combustíveis a não ser no preço“, afirmou hoje Vítor Machado, coordenador de centro de produtos e serviços da DECO.

Em declarações à Lusa, o responsável da DECO adiantou que “não existe nenhum indicador que leve a pensar que têm menos qualidade, que podem danificar ou prejudicar o motor nem que são mais poluentes“, considerando que “nessas três vertentes não se verificaram diferenças que justificassem o preço superior que era praticado”.

Na altura, a DECO chegou mesmo a fazer uma denúncia à ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica sobre “possível publicidade enganosa”, reivindicando que, “de uma vez por todas, as marcas provem as alegações dos supostos benefícios destes combustíveis”.

“Até hoje continuamos à espera dos dossiês das marcas que sustentem essas afirmações”, acrescentou.

Também a Quercus diz que “não existe informação científica suficiente sobre os impactos ambientais da utilização destes combustíveis aditivados, seja para o ar, para os solos ou para a água ou mesmo para a saúde”, realçando que “há ainda muito a fazer em investigação nesta área”.

Retirado de dneconomia

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.