Correios americanos preparam maior compra de carros do mundo

399926

O correios dos Estados Unidos abriram um concurso para compra de novos veículos para a sua frota. Até aqui tudo normal, as empresas renovam os seus carros de serviço de tempos a tempos. No entanto, tendo a United States Postal Service a maior frota privada do mundo, os maiores construtores mundiais não vão poupar esforços para tentar agarrar o negócio estimado em 180 mil carros.

A U.S. Postal abriu o concurso no final de Janeiro e espera propostas até ao início de Março, devendo as viaturas começar a distribuir correio apenas em 2018. No entanto, já há alguns pormenores do negócio que deixam marcas como a Ford, a Mercedes-Benz ou a Ram a salivar. Segundo a Automotive News, a empresa de correios está disposta a pagar entre 25 mil e 35 mil dólares por viatura, o que permite antever uma receita de 4,5 a 6,3 mil milhões de dólares (3,96 a 5,55 mil milhões de euros, ao câmbio actual).

Mas para atingir esse patamar, é preciso ter atenção algumas especificações, como câmaras para marcha-atrás ou acesso fácil ao banco do condutor ou à bagageira. Por outro lado, apesar de nos Estados Unidos se conduzir do lado direito da estrada – como em todos os países europeus excepto o Reino Unido e a Irlanda – o volante da maior parte das carrinhas da U.S. Postal está do lado direito, para facilitar a saída do carro e as entregas. O consumo de combustível também é importante, já que a empresa gasta mais de 550 milhões de litros por ano.

O carro que a U.S. Postal pretende substituir com mais urgência é o Chevrolet/Grumman LLV, um modelo específico para os correios, de aspecto ‘quadradão’, que começou a ser fabricado em 1987. Até 1994 foram colocadas ao serviço 140 mil unidades dessa carrinha e em 2018 a maioria já terá ultrapassado o tempo de vida previsto – 24 anos inicialmente, que passaram a 30 anos em 2009.

Com uma frota estimada em perto de 220 mil veículos, e uma previsão de contrato para 180 mil carros, qualquer que seja a construtora a vencer o concurso U.S. Postal, terá um salto enorme nas vendas. Para se ter uma ideia, 180 mil é mais do que todos os veículos vendidos em Portugal no ano passado, ligeiros ou pesados, de passageiros ou de mercadorias. É também o mesmo que dar um carro a cada habitante da cidade de Vila Nova de Gaia, ou de todo o concelho de Braga, independentemente de ser recém-nascido ou octagenário.

Retirado de sol

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s