Goodyear avisa para alterações da pressão dos pneus com o frio

Numa altura em que as temperaturas mais baixas chegam ao nosso país é importante recordar que com a queda da temperatura vem também a descida da pressão dos pneus.

Os especialistas da Goodyear explicam que a pressão dos pneus normalmente baixa cerca de meio quilo por cada variação de 10 graus de temperatura. “Um dos problemas é o facto de muitos automobilistas não fazerem a revisão da pressão dos pneus com a chegada do frio. Se a última vez que os examinaram foi no verão, agora vão estar a conduzir veículos com pneus vazios”, explica Steve Rohweder, diretor de tecnologia de pneus de turismo.

Manter uma pressão adequada é o mais importante que os condutores devem fazer pelos seus pneus. A pressão baixa é o pior inimigo de um pneu, uma vez que provoca um aumento do desgaste da parte exterior do mesmo. Além disso, gera um aquecimento excessivo e pode reduzir a eficiência energética ao aumentar a resistência à rodagem.

A Goodyear recomenda rever a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês com um manómetro fiável ou visitando uma oficina especializada. A pressão correta vem no manual do veículo, na tampa do depósito de combustível ou na porta do condutor. Há que ter em conta que a pressão de ar no flanco do pneu faz referência à pressão “máxima” e não à pressão “recomendada”.

“Ainda que os condutores possam verificar a pressão dos seus pneus de forma simples e rápida, pode haver descuidos”, afirma Rohweder. “Esta situação é perigosa porque as quatro zonas da borracha que estão em contacto com a superfície da estrada são de importância vital para o rendimento do veículo. São fundamentais para a aceleração, tração lateral e aderência de travagem”.

A evolução dos sistemas de assistência ao condutor possibilita que cada vez sejam mais comuns os monitores que indicam a pressão do pneu, capazes de alertar os condutores quando os níveis de pressão baixam significativamente, mas Rohweder recomenda o método antigo para verificar a pressão dos pneus e conseguir um rendimento ótimo dos mesmos.

“Pelo menos uma vez por mês dedique alguns minutos a verificar a pressão do pneu com um manómetro em bom estado. Não se pode saber se o pneu necessita de ar só de olhar para ele. Até pode ter menos 1 kg de pressão recomendada e mesmo assim parecer em condições”, sublinha.

Retirado de turbo sapo

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.