Baterias com chumbo deverão continuar na indústria automóvel

bateriaObrigar os fabricantes de automóveis a substituir as atuais baterias de chumbo por novos sistemas baseados em tecnologia de lítio, níquel e sódio teria impactos significativos sobre os custos desta indústria.

Apesar dos efeitos positivos sobre as metas de eficiência de combustível e sobre a redução das emissões de CO2 que a substituição por novas acarretaria, este estudo conclui que as baterias à base de chumbo deverão continuar a ser as mais populares nos próximos anos. As razões estão na excelente capacidade de arranque a frio, durabilidade e baixo custo.

São as conclusões de um estudo efetuado pela EUROBAT, representante da indústria europeia de baterias automóveis, em conjunto com a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), as associações de fabricantes de automóveis do Japão (JAMA) e da Coreia do Sul (KAMA).
Contudo, a procura das novas baterias para automóveis baseados em lítio, níquel e sódio irá continuar a crescer com o aumento da penetração de veículos híbridos e elétricos. Face ao chumbo, a tecnologia de níquel-cádmio e de iões de lítio oferece a vantagem de uma recarga rápida, possui bom desempenho na descarga e uma vida mais longa.

O relatório do estudo deixa ainda claro que a transição para outros tipos de baterias significará tempos e custos de desenvolvimento mais elevados para os novos modelos.

Por conseguinte, os fabricantes de automóveis necessitam de flexibilidade para escolher as baterias mais adequadas do ponto de vista técnico e económico que resulte na desejada otimização da eficiência de combustível adaptada a cada tipo de veículo.

Retirado de fleetmagazine

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.