Ford Fiesta com TCO mais baixo nos citadinos a gasolina

TCO_fiesta_1

O Fiesta é o modelo com os custos de utilização mais baixos, entre os veículos citadinos e a gasolina, com um custo total de 22.726 euros para 48 meses de utilização, presumindo 120 mil quilómetros percorridos. No custo por cada 100 km, de acordo com o estudo elaborado pela 4Fleet, pede 18,94 euros.

O Fiesta é o modelo com o motor mais pequeno, um bloco de um litro apenas, quando os outros modelos analisados têm motorizações de 1.2 litros. E eles são: Nissan Note, Honda Jazz, Seat Ibiza e Volkswagen Polo.

O preço mais baixo não é, contudo, o do Ford Fiesta. Com 13.683 euros, o Seat Ibiza é o modelo mais barato do cesto, sendo que o seguinte é o Fiesta com 15.685 euros. Os restantes, situam-se todos nos 16 mil euros, com o Honda Jazz à cabeça da lista, com um preço de aquisição de 16.442 euros.

TCO_Fiesta

Os valores residuais destes modelos situam-se, em média, nos 38 por cento. O Honda Jazz é aquele que conserva a maior parte do se valor inicial (40%) e o Seat Ibiza o que tem um menor valor residual (35%). No entanto, é este o que desvaloriza menos, em termos absolutos: 8.894 euros. Este efeito é conseguido sobretudo pelo menor preço de aquisição.

O Nissan Note é o que tem maior depreciação (9.945 euros) seguindo-se logo pelos Volkswagen Polo, Honda Jazz, Ford Fiesta e Seat Ibiza.

Também não é na manutenção que o Ford Fiesta vai buscar os seus argumentos para ser a viatura com os menores custos de utilização. Ele é mesmo o que pede mais (3.333 euros), seguido depois pelo Honda Jazz (3.310), Nissan Note (2.750), VW Polo (2.660) e Seat Ibiza (2.562).

É nos pneus, no combustível e no IUC que o Ford Fiesta se consegue tornar na viatura mais barata de utilizar. Nos pneus, só o Nissan Note tem valores mais baixos (1.008 contra 1.047 euros). Todos os outros têm um custo de cerca de 1.200 euros. O número de pneus considerado para substituição é 10.

Nos consumos, o Ford Fiesta é o mais poupado, com 8.235 euros pedidos para gasolina. Perto dele está o Nissan Note, com nove mil euros. Todos os outros gastam mais de 10 mil euros para percorrer a quilometragem assumida neste estudo.

O mesmo se passa com o IUC. O Ford Fiesta e o Nissan Note pagam, neste prazo de quatro anos, 386 euros de imposto, quando todos os outros pagam 516 euros.

No final, o Ford Fiesta é o modelo mais barato de se utilizar. O mais caro é o Volkswagen Polo.

Retirado de fleetmagazine

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.