Instituto analisa ‘chumbo’ às inspeções automóveis

2976321-3be5O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) garante que  vai analisar o estudo da Deco, divulgado hoje, que chumba os centros de inspeção  automóveis. “Neste momento não podemos comentar, teremos ainda que analisar esse  estudo”, disse ao Expresso fonte do IMT.

A associação de defesa do consumidor Deco visitou 30 centros de  inspeção automóveis, de forma anónima, levando veículos com seis deficiências e  constatou que a maioria das falhas não foi detetada.

Quase todos os centros de inspeção não apontou metade das  falhas. No total, 18 desses organismos assinalaram entre zero a dois problemas  nos veículos, segundo a investigação.

“A ideia foi provocar deficiências com as implicações ao nível  da segurança, mas que fossem fáceis de identificar, a maioria por controlo  visual e controlo de funcionamento, mas mesmo assim verificamos que as inspeções  falharam”, explicou ao Expresso Fátima Martins, responsável pelo estudo da  Deco.

As deficiências nos veículos atingiam desde as luzes de  nevoeiro, passando pelo limpa pára-brisas ou o cinto de segurança.

Perante este cenário, a associação de defesa do consumidor  exige ao IMT que tome medidas, com vista ao reforço da fiscalização dos centros  de inspeção automóveis.

“A metodologia não é eficaz, caso contrário não se verificavam  estas situações de facilitismo e falta de rigor. É preciso o reforço da  fiscalização do IMT”, defendeu.

Fátima Martins lembra ainda que o objetivo das inspeções  periódicas é garantir a segurança e a manutenção dos veículos, mas sublinha que  este objetivo está cada vez mais ameaçado face à crise.

“Nesta conjuntura ainda é mais importante que os centros de  inspeção atuem de forma rigorosa. Hoje, com a crise, o parque automóvel está a  envelhecer e é possível que muita gente poupe na manutenção, deixando de fazer  as revisões recomendadas pelas marcas”, afirma.

O Expresso tentou também contactar a Associação Nacional dos  Centros de Inspeção Automóvel, mas sem sucesso.

Retirado de expresso

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

One thought on “Instituto analisa ‘chumbo’ às inspeções automóveis”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.