eClutch da Bosch é alternativa às caixas automáticas

BoschA Bosch desenvolveu um novo sistema de embraiagem, ao qual deu o nome de “eClutch”, que se destina a veículos equipados com caixa manual. Este sistema permite, em situações de trânsito compacto, nomeadamente no “pára-arranca”, utilizar a primeira velocidade sem ser necessário pressionar a embraiagem.

A condução torna-se inclusivamente mais fácil, tudo porque o condutor pode utilizar apenas o travão e o acelerador, aproximando-se este sistema às caixas automáticas. Este dispositivo faz uma função de inércia, ou seja, desacopla o motor da caixa de velocidades assim que se deixa de acelerar. Desta forma, o motor pára, o que permite uma redução no consumo, que pode atingir os 10%.

A eClutch tem um preço muito inferior ao das caixas automáticas, oferecendo ainda outras vantagens como, por exemplo, passagens de caixa mais suaves.

Com a evolução desta solução, a Bosch acredita que, num futuro próximo, seja possível combinar um motor híbrido (combustão + elétrico) com uma caixa manual, o que até agora não é viável.

Retirado de jornaldasoficinas

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.