A Bosch desenvolveu um novo sistema de embraiagem, ao qual deu o nome de “eClutch”, que se destina a veículos equipados com caixa manual. Este sistema permite, em situações de trânsito compacto, nomeadamente no “pára-arranca”, utilizar a primeira velocidade sem ser necessário pressionar a embraiagem.
A condução torna-se inclusivamente mais fácil, tudo porque o condutor pode utilizar apenas o travão e o acelerador, aproximando-se este sistema às caixas automáticas. Este dispositivo faz uma função de inércia, ou seja, desacopla o motor da caixa de velocidades assim que se deixa de acelerar. Desta forma, o motor pára, o que permite uma redução no consumo, que pode atingir os 10%.
A eClutch tem um preço muito inferior ao das caixas automáticas, oferecendo ainda outras vantagens como, por exemplo, passagens de caixa mais suaves.
Com a evolução desta solução, a Bosch acredita que, num futuro próximo, seja possível combinar um motor híbrido (combustão + elétrico) com uma caixa manual, o que até agora não é viável.
Retirado de jornaldasoficinas