A empresa alemã Regineering GmbH realizou um estudo aprofundado onde demonstra que o aumento da percentagem de biodiesel nos motores a gasóleo pode reduzir significativamente as emissões de partículas para a atmosfera.
Os vários testes efetuados em motores Diesel demonstram que a redução de emissões pode chegar aos 26% se for utilizada uma solução de gasóleo com 30% de biodiesel. Esta redução pode chegar aos 46% se a solução tiver 100% de biodiesel. Os resultados são comparados com o gasóleo em comercialização nos postos de combustível que inclui 7% de biodiesel.
O mesmo estudo garante que o aumento de biodiesel não faz subir os consumos nem altera as restantes performances dos motores. A explicação para estes resultados está no equipamento e na tecnologia utilizados atualmente pelos construtores, que facilitam a adaptação dos motores às características do combustível utilizado.
Para a Associação Portuguesa de Produtores de Biodiesel, este estudo vem demonstrar que existem soluções que podem diminuir as emissões de poluentes no setor dos transportes rodoviários. O biodiesel é ainda uma forma de diminuir a dependência do petróleo. Em Portugal, pode muito bem transformar-se numa oportunidade de desenvolvimento económico, permitindo que se aproveitem terras abandonadas para o cultivo de colza, substância ideal para a produção de biodiesel.
Retirado de jornal das oficinas