O Volkswagen Passat comemora 40 anos

thumbs_sapo_ptCA3WJ2QVCorria o mês de maio de 1973 quando a Volkswagen lançou no mercado o primeiro Passat. Desde então e, até hoje, foram vendidas mais de 20 milhões de unidades em todo o mundo, repartidos pelas sete gerações existentes.

A primeira geração teve um sucesso rápido e, sete anos depois do seu lançamento tinha já vendido 2,5 milhões de unidades, deixando uma herança pesada para o seu sucessor. A segunda geração conseguiu ser mais popular, uma vez que durante a sua carreira comercial foi montado em países como o Brasil, Espanha, México, África do Sul e Japão.

O tempo fez com que a Volkswagen enveredasse cada vez mais pelo caminho de tornar o modelo cada vez mais refinado e sofisticado, disponibilizando motores mais eficientes e muito equipamento. A chegada dos motores TDI e TSI, da caixa automática de dupla embraiagem DSG ou do sistema de tração integral 4Motion deram ao Passat uma importância cada vez maior dentro da Volkswagen.

Depois do Golf e do “Carocha”, o Passat é o carro mais vendido de sempre da Volkswagen e é hoje um carro global. Tanto que a marca alemã vende versões específicas para diferentes mercados, como o chinês ou o norte-americano, adaptando o modelo às necessidades locais. A gama conta também com uma versão coupé de quatro portas, mas que na nova geração perdeu a designação Passat e chama-se apenas CC.

Se no início a oferta contemplava versões de três e cinco portas, as primeiras acabaram por ir ficando fora do catálogo, sendo substituídas por versões mais familiares – as carrinhas. E agora existe mesmo uma versão um pouco mais radical, que permite circular em percursos fora do alcatrão – a Alltrack.

A oitava geração do Passat deverá começar a ser vendida no próximo ano.

Retirado de sapo turbo

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.