PSA e Bosch juntos pelo aumento de autonomia

4f71ca8ede9ae4fc5784abc6ea5201d5_LO projeto de investigação OpEneR visa aumentar a autonomia de veículos híbridos e elétricos.

Aproveitando os Encontros Internacionais de Viaturas Ecológicas, realizados nos dias 3 e 4 de julho de 2013 em Alès (França), a Bosch e a PSA Peugeot Citroën apresentaram, pela primeira vez, o projeto de pesquisa OpEneR (Optimal Energy Consumption and Recovery). Este projeto de cooperação de longo prazo permite ao condutor reduzir o consumo de combustível seja em roda livre, seja pela recuperação da energia da travagem nos veículos híbridos e elétricos.

O OpEneR, que se insere no projeto “Green Cars Initiative” da Comissão Europeia, envolve três inovações tecnológicas. Em primeiro lugar, uma cadeia de tração elétrica com base em duas máquinas elétricas, com tração às quatro rodas: esta solução tecnológica oferece um prazer de condução sem emissões de CO2 e permite escolher entre a tração no eixo dianteiro ou traseiro, dependendo das condições da condução e da estrada. Além disso, ambos os parceiros estão envolvidos na criação de um sistema Stop & Start de nova geração para uma condução em roda livre. Por fim, o projeto aposta no desenvolvimento de um Travão ESP para permitir a recuperação de energia da travagem para recarregar a bateria, acompanhado por um iBooster que permite a amplificação da força da travagem em vazio.

Os dois protótipos entretanto construídos, com base no modelo 3008, já percorreram vários milhares de quilómetros para testar e validar o desempenho do projeto. Esta colaboração entre a PSA Peugeot Citroën e a Bosch baseia-se num acordo estabelecido em 2008. Insere-se na parceria estratégica sobre tecnologias híbridas que a PSA Peugeot Citroën lançou em 2011, com a produção em série do 3008 HYbrid4. Dele resultaram também componentes elétricos (motor elétrico, energia eletrónica e gerador de alta tensão) e a versão especial, adaptada a veículos híbridos, o controlo eletrónico de estabilidade ESP. Estes equipam todos os modelos híbridos do Grupo: Peugeot 3008 HYbrid4, Peugeot 508 e 508 RXH, bem como o Citroën DS5 HYbrid4.

Retirado de autohoje

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.