Carros vão ligar automaticamente para o 112 em caso de acidente

th_c6eb754c68ed005d52d7d204e8b20ddb_1341515740ecallOs veículos automóveis novos vendidos na europa vão integrar sistemas eCall, uma tecnologia que estabelece um contacto imediato com os serviços de emergência em caso de acidente.

A plataforma deverá estar plenamente funcional a partir de outubro de 2015, altura em que todos os modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros novos vendidos no espaço da União Europeia terão que ter o sistema eCall instalado.

A meta é assegurada por duas propostas legislativas adotadas esta quinta-feira pela Comissão Europeia, que estabelecem a criação da infraestrutura necessária para a receção e tratamento adequado das chamadas, assegurando a compatibilidade, interoperabilidade e continuidade do serviço eCall em toda a UE.

O eCall ativa-se automaticamente quando os sensores integrados no carro detetam um embate violento. Uma vez ativado, marca o número de emergência único europeu 112, estabelecendo contacto com telefónico com o centro de resposta correspondente para enviar dados como a hora exata do acidente, a localização do veículo e o sentido de circulação em que este seguia.

O sistema também pode ser ativado manualmente – por exemplo por uma testemunha -, carregando num botão próprio instalado no veículo.

De acordo com as previsões da CE, o eCall vai acelerar os tempos de resposta nestes casos em cerca de 40% nas zonas urbanas e em 50% nas zonas rurais, salvando pelo menos 2.500 vidas por ano.

As propostas legislativas adotadas necessitam agora de ser aprovadas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.

Retirado de Teksapo

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

One thought on “Carros vão ligar automaticamente para o 112 em caso de acidente”

  1. Isto é verdade para os países que se têm preparado para tal, o que não é o caso de Portugal.
    Lamentavelmente, o Grupo interministerial em tempos criado deixou de reunir à mais de 2 anos e as ações de planeamento das actividades necessárias para garantir a preparação da infraestrutura não se têm realizado, fazendo crer que impossibilitarão a atempada operacionalização do serviço eCall em Portugal, país signatário do respectivo MoU em Setembro de 2007.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.