O renting continua a ser a melhor solução?

Com a forte queda do valor de vendas dos veículos usados e respetivas consequências nos valores residuais, continua o renting a ser a melhor solução?

Num momento em que todos estamos pressionados a reduzir custos, somos forçados a colocar tudo em causa. O modelo de aquisição de veículos não escapa a esta realidade até porque, na generalidade das empresas, representa uma boa fatia da despesa.

Sucede que, há meses atrás, participei num seminário relacionado com gestão de frotas em que um responsável de frota de uma empresa referiu estar a regredir no modelo de aquisição de renting para a compra directa, com base no princípio de que os valores residuais estimados pelos prestadores de renting estavam a reduzir decorrente da queda do valor de venda dos veículos usados.

Se um responsável de frota profere esta afirmação, provavelmente outros o farão, de forma que é fundamental esclarecer um ponto tão importante para quem gere frotas. Esta perceção está errada, uma vez que os dados indicam precisamente o oposto.

O primeiro indicador nesse sentido está relacionado com as perdas obtidas na venda de veículos usados por parte das empresas de renting. Ou seja, estão a vender os veículos usados a um preço (muito) inferior ao que haviam estimado, fruto da conjuntura económica que se vive e que lhes era impossível antecipar.

Se as empresas de renting estão a perder dinheiro na venda dos usados, significa que, quem optou ou tivesse optado por uma modalidade sem cobertura deste risco, incorreria nessa perda. Esta é, aliás, uma das maiores vantagens do renting, a isenção de risco por parte do consumidor que, de 2009 até final de 2012, correspondeu à módica quantia de 200 milhões de euros. Ou seja, os consumidores que recorreram ao renting evitaram perdas conjuntas na ordem dos 200 milhões de euros, o que significa que aqueles que não recorreram…

op_ric_silva_II

Posto isto pensei: “Bom, talvez quem pense desta forma assuma que os valores residuais estão tão baixos que só podem subir”. É um pensamento legítimo, mas que peca num grande pormenor: os valores de venda dos usados estão em queda há quatro anos consecutivos, não sendo expectável que retomem aos valores passados. Ou seja, não é expectável que haja subida nos valores de venda dos veículos usados, o que inviabiliza este pensamento.

No gráfico é possível constatar essa realidade e outra tão ou mais importante. O ritmo de descida dos valores de venda dos veículos em usado é superior ao ritmo de descida dos valores residuais inicialmente projetados pelas empresas de renting, o que significa, portanto, que estas empresas estão a cobrir cada vez mais risco.

 

 

 

 

Por Ricardo Silva, retirado da edição nº 17 da Fleet Magazine. Veja o PDF aqui

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

One thought on “O renting continua a ser a melhor solução?”

  1. Bom dia Marcelo Oliveira,

    Gostei do seu artigo e reforço a ideia de porque razão o Renting continua a fazer sentido:

    Para além da questão da desvolrização do mercado automóvel, da passagem de custos variáveis para custos fixos na minha modesta opinião a razão principal pela qual as empresas devem efectuar Renting passa pela questão fiscal e contabilistica do produto, tais como:

    – sem impacto no balanço da empresa, pois não entra no balanço do cliente sendo contabilizada como gasto do exercicio, melhorando o racio de autonomia financeira;

    – simplicidade contabilistica, a renda é contabilizada num unico lançamento;

    – dependendo do impacto do valor residual, permite maximizar a dedução fiscal em sede de IRC;

    Cumprimentos,

    Pedro Gomes

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.