Oferta formativa CEPRA 2013

cepraA oferta formativa do CEPRA é dirigida a diferentes públicos, tendo em atenção a respetiva especificidade:

– Formação inicial

Este tipo de formação destina-se a quem pretende vir a exercer uma profissão no setor Automóvel, estando disponível nas modalidades de Aprendizagem, de Educação e de Formação de Jovens e Educação e Formação de Adultos, permitindo obter uma das seguintes profissões:

• Técnico(a) de mecatrónica automóvel
• Mecânico(a) de automóveis ligeiros
• Mecânico(a) de motociclos
• Reparador(a) de carroçarias
• Pintor(a) de veículos
• Eletricista de automóveis
• Técnico(a) de receção e orçamentação de oficina
• Técnico(a) de aprovisionamento e venda de peças

Todos os cursos são de dupla certificação, já que conferem certificação profissional de nível 2 ou 4 e equivalência ao 9º ano e ao 12º ano de escolaridade, respetivamente.

A opção por uma ou outra modalidade depende do perfil do candidato, podendo ser obtida mais informação no portal do CEPRA www.cepra.pt.

Esta formação decorre habitualmente nas instalações do CEPRA no Prior Velho (Loures) ou na Delegação de Pedrouços. (Maia), em horário laboral (das 9:00 às 17:00), mas, sobretudo no caso da Educação e Formação de Adultos, também pode ser desenvolvida em horário pós-laboral (das 19:00 às 23:00).

Os cursos de formação inicial são de frequência gratuita, podendo os formandos beneficiar de alguns subsídios sociais, nomeadamente subsídio de alimentação e subsídio de transporte, o que justifica a grande procura que existe, consubstanciada na existência de listas de espera.

No caso particular da Aprendizagem, a frequência das ações releva para a obtenção da escolaridade obrigatória, sendo uma excelente alternativa para as famílias, uma vez que, em alternativa aos custos associados à frequência da escola “normal” têm esta opção que ainda atribui apoios sociais.

– Formação Contínua

A formação contínua é a modalidade que permite apoiar os profissionais do setor e é desenvolvida em todo o território continental, de forma a não esquecer os profissionais residentes fora dos grandes centros populacionais de Lisboa e Porto.
Estes cursos decorrem habitualmente em horário pós-laboral (das 19:00 às 23:00) mas podem ser considerados outros horários caso o número de interessados o justifique.
Como forma de responder às necessidades específicas dos profissionais, nomeadamente das decorrentes do aparecimento de novas tecnologias, o CEPRA tem vindo a desenvolver cursos de curta duração, como são exemplo os de Sistemas Híbridos, Veículos Elétricos ou de Sistemas de Informação e Comunicação no Automóvel – Rede MOST.

– Atestação de técnicos com intervenção em sistemas de ar condicionado

O CEPRA está designado como organismo de atestação de técnicos para intervenções em sistemas de ar condicionado instalados em veículos a motor, que contenham gases fluorados com efeito de estufa, pela APA, IP.

Estão disponíveis dois cursos: um de 14 horas e outro de 25 horas, que permitem incorporar candidatos com diferente experiência dos candidatos), que permitem obter o atestado de formação com validade de 7 anos exigido ao abrigo do Decreto-Lei 56/2011.

Até ao momento já foram certificados centenas de profissionais, que relevam a qualidade da formação recebida, comparativamente a outras abordagens que existem no mercado.

– Formação em GPL – Mecânicos auto/gás e Técnicos de Gás

O CEPRA está reconhecido como entidade formadora nesta área pela DGEG – Direção Geral da Energia e Geologia, e prepara profissionais para a alteração de veículos para utilização de GPL:

– Mecânicos auto/gás que executam as montagens e reparações dos diversos componentes ou montagem do kit de conversão assim como a afinação dos motores dos veículos automóveis,

– Técnicos de Gás que controlam a execução material das adaptações dos veículos ao GPL, e verificam se os materiais utilizados estão de acordo com as normas regulamentares.
No entanto, foi publicada em 31 de janeiro a Lei-13/2013 que altera a competência do reconhecimento dos cursos para o IMT, I.P. (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.), que entrará em vigor em março, e que implica a alteração da tipologia de acesso às profissões. O CEPRA tem já larga experiência nesta área, e claro que se está a preparar para poder ter os cursos reconhecidos quando a nova Lei, e respetiva regulamentação, entrar em vigor.

– Centros de Inspeção Técnica a Veículos

Os vários tipos de inspeção de veículos para verificação das suas características e condições de segurança, é executada nos CITV – Centros de Inspeção Técnica de Veículos e só pode ser executada por profissionais licenciados. A atividade dos inspetores de Inspeções Técnicas de Veículos está regulamentada pelo Decreto-lei nº 258/2003 podendo ser exercida pelos titulares das licenças tipo A, B, C e D.

Os cursos de formação do CEPRA para obtenção dos vários tipos de licenças de inspetor, e os cursos de formação contínua exigidos para a sua renovação, estão reconhecidos pelo IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres.

Por estar muito próxima a obrigatoriedade de inspeção a motociclos, triciclos e quadriciclos, o CEPRA está na fase final de implantação de um pavilhão específico para desenvolver esta formação, logo que seja aprovada a necessária candidatura.

O CEPRA é entidade formadora reconhecida pelo IMT, desde o início da atividade de inspeções a veículos em Portugal. Tem reconhecidos os cursos para obtenção das licenças de Inspeção existentes (A, B, C e D), que habilitam os detentores a realização de diferentes tipos de inspeção:

Licença A – Inspeções periódicas a automóveis ligeiros
Licença B – Inspeções periódicas a ligeiros, pesados e reboques com peso bruto superior a 3500kg
Licença C – Inspeções periódicas, extraordinárias e para atribuição de matrículas a automóveis ligeiros
Licença D – Inspeções periódicas, extraordinárias e para atribuição de matrícula a automóveis ligeiros, pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg.

O CEPRA continua a trabalhar no sentido de alargar a sua oferta formativa com novos cursos de formação contínua de ITV, permitindo a atualização técnica e científica necessária à renovação das licenças de atividade.

Atualmente estão reconhecidos e fazem parte da oferta formativa do CEPRA, os seguintes cursos de formação contínua para Inspetores de ITV (com a duração de 7 horas):

– Gestão e resolução de reclamações e conflitos
– Sistemas de iluminação e ensaios com regloscópio
– Caixas de velocidade e ensaios com dinamómetro
– Cotas de carroçaria e geometria de direção
– E.O.B.D. (Europeen on Board Diagnosis)
– Sistemas de segurança passiva
– Aplicação da norma ISO 17020 em ITV
– Veículos adaptados a GPL e GNC
– Análise de folgas
– Veículos híbridos
– Pneus e jantes
– Sistemas de travagem de veículos ligeiros

– Formação de Peritos do Ramo Automóvel

Estão disponíveis três cursos: Perito Avaliador, Perito Averiguador e Investigação de Acidentes de Viação, destinados a quem exerce a função de perito do ramo automóvel em seguradoras, empresas de peritagem, corretores, e todos aqueles que pretendam iniciar a sua carreira nesta área, ou que a título individual, necessitam de analisar, avaliar ou elaborar relatórios de peritagens para reparação de veículos, ou de averiguação de sinistros.

Esta oferta, que teve início em 2012, está a ter uma grande recetividade, não só pela qualidade dos formadores mas também pelo valor das inscrições, claramente mais baixo do que, p.ex., em organizações congéneres de Espanha.

– Formação Transversal

A formação transversal pretende complementar as componentes técnicas da profissão, dotando os formandos de competências transversais nos domínios da informática, ciências sociais e ciências exatas.

– Consultoria / Formação à medida

O CEPRA desenvolve projetos de formação ou consultadoria, à medida das necessidades de cada empresa, e concebida especificamente para os seus colaboradores.
A capacidade de resposta do CEPRA a este tipo de solicitações é um dos aspetos diferenciadores da sua atividade, contando na sua lista de clientes a maioria das marcas automóveis de referência.

Fonte: jornaldasoficinas

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.