As baterias vão carregar num minuto

imagesUma descoberta acidental está prestes a oferecer-nos baterias que recarregam em  apenas um minuto, o que abre as portas para carros elétricos fáceis de  reabastecer.

O io9 conta a história de como no ano passado um grupo de  investigadores fez uma descoberta excecional e por acaso. O grupo de cientistas  da UCLA estava a tentar encontrar uma forma mais simples de criar folha de  grafeno quando construiu um supercondensador com as mesmas propriedades de uma  bateria, capaz de ser recarregado em apenas um minuto. E o mais espantoso é que  tudo isto foi conseguido usando um gravador de DVDs normal, do mesmo género que  encontramos em milhões de computadores em todo o mundo.

Mas vamos por partes. Nos dias que correm, existem duas formas de armazenar  energia: as baterias, que armazenam muita energia mas são lentas a carregar, e  os supercondensadores, que carregam muito depressa mas acumulam pouca energia. A  descoberta agora feita pelos cientistas traz consigo o potencial para baterias  que juntam estas duas propriedades. Imagine um telemóvel ou um carro elétrico  que recarregam em apenas um minuto e vai perceber a importância deste “ acidente”.

O vídeo explica em detalhe o processo.


Fonte: exameinformática

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.