Carros que mais facturam

carros_que_maisEste é um assunto que inevitavelmente faz “levantar as orelhas” a qualquer reparador que anda à procurar de maior rentabilidade para a sua oficina. Claro que cada oficina e cada profissional pode fazer a sua lista desses carros, de acordo com a sua própria experiência concreta e direta. O que vamos hoje abordar no entanto é uma lista elaborada pela companhia de seguros inglesa Warranty Direct, tendo por base mais de 450 modelos de veículos. Para chegar a essa lista dos carros mais rentáveis, a empresa consultou nos seus arquivos dos últimos 15 anos (desde 1997), tendo em conta diversas variáveis, como a idade média dos veículos, , frequência de avarias, quilometragem média e principalmente o valor das facturas das operações de manutenção e reparação.

Depois de efectuar os cálculos, cada modelo recebe uma pontuação, que será tanto maior, quanto mais despesa o carro dá na oficina, como se pode ser de seguida:

1 – Audi RS6 (2002-2011) – 1.282 pontos
2 – BMW M5 (2004-2011)  – 717 pontos
3 – Mercedes SL (2004-actualidade) – 555 pontos
4 – Mercedes V-Class (1996-2004) – 547 pontos
5 – Mercedes CL (2000.2007) – 512 pontos
6 – Audi A6 Allroad (2000-2005) – 502 pontos
7 – Bentley Continental GT (2003-actualidade) – 490 pontos
8 – Porsche 911 (996) (1998-2005) – 442 pontos
9 – Range Rover (2002-actualidade) – 440 pontos
10 – Citroem XM (1994-2000) – 438 pontos

Dependendo de cada país, as posições da lista podem ser diferentes, mas o conjunto será em princípio idêntico ao agora publicado. O facto dos “campeões” da despesa serem carros do segmento mais elevado é lógico, porque as peças são em princípio também mais caras. Por outro lado, pelo facto de serem mais caros e com uma manutenção mais dispendiosa, estes carros são também mais raros no parque circulante, o que coloca duas questões: ou compensa mais à oficina fazer mais reparações a carros menos rentáveis, mas mais comuns e fáceis de encontrar, ou a oficina tem que se especializar numa marca ou num modelo, para conseguir ter clientes em número suficiente.

Fonte: revistadospneus

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Um pensamento em “Carros que mais facturam”

  1. Claramente os resultados do MErcedes são para mim uma surpresa. Os modelos desportivos creio que obtêm resultados esperados, sendo de elogiar o resultado do 911 que aparenta ter um custo francamente inferior ao dos seus concorrentes. Creio que seria muito interessante dispor da mesma análise para modelos de marcas generalistas, de preferência em análises comparativas por segmento de mercado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.