Peugeot e Bosch inventam sistema Hybrid Air

22012013_psahib_500A grande novidade do «Innovation Day» do grupo PSA foi o novo sistema híbrido-ar desenvolvido em conjunto com a Bosch. Este sistema, que deverá ser implementado nos modelos das marcas francesas Peugeot e Citroën a partir de 2016, envolve um motor tricilíndrico e um sistema de ar comprimido, que inclui um motor hidráulico acoplado à caixa de velocidades. Nesta solução existem dois reservatórios de ar: um que é disposto longitudinalmente, e que tem ar comprimido, e um segundo, que se encontra armazenado por baixo da bagageira e que está disposto transversalmente. Entra em cena um jogo de diferenças de pressões, de modo a empurrar o pistão do reservatório do ar comprimido e injetar ar para o sistema hidráulico que está acoplado à caixa de velocidades. Este sistema hidráulico pode funcionar de três formas diferentes: pode estar desligado (a PSA exemplifica com uma situação de autoestrada), pode ajudar o motor tricilíndrico, e pode, também, funcionar em modo exclusivo, assegurando a tração do automóvel até a uma velocidade máxima de 70 km/h.

A travagem regenerativa ajuda a recarregar o ar do sistema, fazendo o pistão do reservatório operar sentido inverso – injeta ar para dentro do reservatório principal.

Ainda não são conhecidos todos os pormenores deste sistema, como a potência real que consegue produzir, ou com que motor de combustão pode vir associado, mas a PSA diz que o Hybrid Air é um sistema que emite 72 g/km de CO2 e que representa um decréscimo nos consumos em cerca de 45%, face a motorizações equivalentes.

Fonte: autohoje

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.