Estudo: em 2040, 75 % dos carros serão autónomos

untitled

Um estudo do Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrónica (IEEE), uma organização mundial, defende que, até 2040, cerca de 75 por cento dos carros de todo o mundo serão autónomos. A investigação considera que os automóveis capazes de se deslocarem de forma automática são os que têm mais probabilidade de vingar no futuro.

Para os investigadores, os principais obstáculos ainda estão, contudo, por ultrapassar. Os cruzamentos são um bom exemplo. “Terão de estar equipados com sensores, câmaras e radaras que poderão controlar e monitorizar o fluxo de tráfego, contribuindo para eliminar os acidentes e promovendo uma maior fluidez. Os carros andarão automaticamente, acabando os semáforos”, explica Alberto Broggi, professor de engenharia informática na Universidade de Parma, em Itália.

A mesma investigação sugere a criação de vias específicas para carros autónomos, de modo a resolver mais facilmente os problemas causados pela coabitação entre os dois
tipos de veículos. Isso poderia, inclusive, permitir o aumento da velocidade máxima de circulação sem que, com isso, houvesse problemas a nível de segurança.

Para o IEEE, os carros autónomos vão ainda fazer crescer o «car sharing» (pratica de partilha de veículos), uma vez que, depois de deixar um passageiro num destino, poderão seguir para outro, transformando-se numa espécie de táxi para todos. Assim, estarão menos tempo estacionados, o que também facilitará as deslocações nas cidades.

“Os fabricantes já começaram a introduzir nos carros alguns automatismos, como a assistência para estacionar ou o sistema de travagem automática. As pessoas estão a começar a acostumar-se a estas tecnologias. Isto vai provocar um efeito bola de neve e, em 28 anos, os carros sem condutor vão dominar as estradas”, garante Alberto Broggi.

Fonte: autoportal

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.