Sabia que 12% dos portugueses já adormeceram ao volante?

Homens entre os 25 e os 34, na Grande Lisboa, terão uma maior tendência para adormecer.

O primeiro estudo nacional sobre sonolência ao volante já foi divulgado e revela que 12% dos portugueses já adormeceram ao volante. O inquérito, promovido pela Associação Portuguesa do Sono (APS), mostra também que, só no último ano, 23% dos condutores experimentaram, pelo menos uma vez, a sensação de sonolência ao volante. Desses, quase 3% chegaram mesmo a ter um acidente – ou estiveram em vias de ter – pelo facto de terem adormecido enquanto conduziam.

Segundo a APS, são os homens residentes na Grande Lisboa, com idades entre os 25 e os 34 anos e de “status social elevado” quem, aparentemente, tem mais tendência para adormecer ao volante. A maior parte dos participantes no estudo revelou ter má qualidade de sono e apresentou alto risco de apneia. Já os condutores que sofreram acidentes são homens entre os 18 e os 24 anos e que bebem, em média, três cafés por dia.

O estudo mostra ainda que metade dos acidentes por sonolência aconteceram entre as 00h00 e as 6h00, enquanto 33% sucederam entre as 12h00 e as 18h00. A maioria acontece em estradas secundárias e só 17% nas autoestradas. Em média, revela o inquérito, os condutores portugueses dormem sete horas por dia. “Os estudos mostram que parar, beber um café ou outra bebida energética e dormir 15 a 20 minutos dá-nos mais 60 a 90 minutos de condução segura”, sublinha a APS.

Fonte: http://isabe.ionline.pt

Nota: consulte aqui artigo com dicas para se manter acordado enquando conduz.

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.