Homens entre os 25 e os 34, na Grande Lisboa, terão uma maior tendência para adormecer.
O primeiro estudo nacional sobre sonolência ao volante já foi divulgado e revela que 12% dos portugueses já adormeceram ao volante. O inquérito, promovido pela Associação Portuguesa do Sono (APS), mostra também que, só no último ano, 23% dos condutores experimentaram, pelo menos uma vez, a sensação de sonolência ao volante. Desses, quase 3% chegaram mesmo a ter um acidente – ou estiveram em vias de ter – pelo facto de terem adormecido enquanto conduziam.
Segundo a APS, são os homens residentes na Grande Lisboa, com idades entre os 25 e os 34 anos e de “status social elevado” quem, aparentemente, tem mais tendência para adormecer ao volante. A maior parte dos participantes no estudo revelou ter má qualidade de sono e apresentou alto risco de apneia. Já os condutores que sofreram acidentes são homens entre os 18 e os 24 anos e que bebem, em média, três cafés por dia.
O estudo mostra ainda que metade dos acidentes por sonolência aconteceram entre as 00h00 e as 6h00, enquanto 33% sucederam entre as 12h00 e as 18h00. A maioria acontece em estradas secundárias e só 17% nas autoestradas. Em média, revela o inquérito, os condutores portugueses dormem sete horas por dia. “Os estudos mostram que parar, beber um café ou outra bebida energética e dormir 15 a 20 minutos dá-nos mais 60 a 90 minutos de condução segura”, sublinha a APS.
Fonte: http://isabe.ionline.pt
Nota: consulte aqui artigo com dicas para se manter acordado enquando conduz.