Pesados com faróis de condução diurna

Desde o dia 7 de Agosto deste ano, todos os camiões e autocarros comercializados na União Europeia vêm equipados com faróis de condução diurna (DRL), uma solução que já estava adoptada em relação aos veículos ligeiros desde 2011 e que permite (segundo as estatísticas) reduzir 5% a sinistralidade na estrada e 8% na cidade.

Ver e ser visto é o lema de segurança rodoviária que justifica a legislação europeia em vigor. Antes de haver os faróis de condução diurna, muitos condutores utilizavam os médios de dia como solução de visibilidade à distância, mas com prejuízo em lâmpadas e em consumo de combustível.

A vantagem dos faróis de condução diurna é estarem situados no local de maior visibilidade do veículo e serem na maior parte dos casos com tecnologia LED, que é eficiente do ponto de vista energético e possui longa duração (mais que vida útil do carro). Já existem emissores de luz LED com uma duração prevista de 100.000 horas (mais de 270 anos…)! Mesmo assim, no mercado já existem lâmpadas desse tipo que duram entre 10.000 e 50.000 horas.

Fonte: jornal das oficinas

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

One thought on “Pesados com faróis de condução diurna”

  1. Prezado Marcelo
    A empresa que trabalhei como gestor de frota adotamos este procedimento, e o resultado foi positivo tivemos uma redução significativa no índice de acidentes.
    O sistema que adotamos era acionado sem a interferência do condutor.No momento do acionamento do motor o dispositivo acionava o sistema de faróis.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.