Nissan e Fedex levam mais longe o E-NV200

A Nissan e a FedEx trabalharam juntas pela primeira vez em Dezembro de 2011,
testando protótipos de veículos comerciais 100% eléctricos

A Nissan acaba de revelar no 64.º Salão Automóvel Internacional de Veículos Comerciais da IAA, em Hannover, a totalmente nova versão 100% eléctrica do seu furgão compacto, e-NV200 , decorada com gráficos e logótipos Nissan e FedEx. Actualmente na fase final do desenvolvimento do seu segundo veículo de emissões zero produzido em massa, o furgão compacto e-NV200, a Nissan tem consciência de que os veículos eléctricos são ideais para aplicações de entregas urbanas pelo que avança para o e-NV200 uma utilização como furgão de entregas mas num modo revolucionário para as empresas, colocando ao alcance do utilizador deste segmento maior eficiência e uma consciência ecológica.

A Nissan tem trabalhado com a FedEx Express desde Dezembro de 2011 para testar o e-NV200 em operações de distribuição reais, de modo a ajudar a moldar o desenvolvimento deste veículo de entregas compacto 100% eléctrico. A FedEx Express opera actualmente 130 veículos totalmente eléctricos a nível mundial, o que faz da empresa uma colaboradora ideal para esta iniciativa de pesquisa e desenvolvimento.

A FedEx Express está fortemente empenhada em melhorar o impacto ambiental da sua frota de veículos global. A sua frota é gerida de modo holístico para aumentar a eficiência em termos de combustível e reduzir as emissões; a empresa já chegou a mais de 80% do seu objectivo de aumentar a eficiência de combustível da sua frota de veículos global até 2020.  Esta iniciativa conjunta com a Nissan irá ajudar a FedEx a desenvolver as melhores práticas de gestão da sua frota de veículos eléctricos em ambientes urbanos, apoiando ao mesmo tempo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, tendo em vista uma melhoria geral da indústria no que diz respeito à eficiência e redução do impacto ambiental.

Os engenheiros da Nissan e da FedEx Express começaram a trabalhar em conjunto em Dezembro de 2011 ao testar o protótipo e-NV200 nas ruas de Londres, Reino Unido. Recentemente o teste foi alargado até Yokohama, Japão, de modo a obter avaliações adicionais em diferentes padrões de condução real.  Os comentários dos utilizadores irão ajudar a Nissan a ir ao encontro dos requisitos dos clientes antes do início da produção, programada para o ano fiscal de 2013. Seguir-se-ão agora os ensaios em países tais como Singapura, os EUA e o Brasil.

Para além dos testes conjuntos, ambas as empresas decidiram alargar a sua cooperação na pesquisa e desenvolvimento de veículos de entregas urbanas e dos softwares associados. A partir daqui, a Nissan planeia alargar as tecnologias de emissões zero na sua gama de veículos comerciais ligeiros, sendo que, em relação ao e-NV200, este será o segundo dos quatro veículos eléctricos (VEs) anunciados pela Nissan, tendo em vista uma produção em massa e sublinhando a liderança da Nissan no segmento dos VEs. O e-NV200 combina o avançado sistema propulsor totalmente eléctrico do Nissan LEAF com o espaço, versatilidade e sentido prático do furgão compacto e polivalente NV200.

Por tudo o que atrás foi exposto, o Nissan e-NV200 irá proporcionar uma comodidade excepcional em termos sonoros e de aceleração (características de condução únicas aos veículos eléctricos). Para além disso, este furgão será único ao oferecer funcionalidades novas, tais como um carregamento rápido e uma tomada de alimentação inovadora que permite ao condutor ligar qualquer dispositivo eléctrico e trabalhar em qualquer lugar. O seu sistema de telemática avançada, combinado com um volume de carga líder da sua classe numa carroçaria compacta, irá ajudar o e-NV200 a afirmar-se como a referência neste segmento.

Para além disso, os invejáveis custos de funcionamento do modelo permitem uma poupança adicional aos custos energéticos comparativamente aos custos de combustível, já que também os custos de manutenção são claramente inferiores, uma prioridade para muitas empresas. Com emissões zero, sem tubo de escape e com uma travagem regenerativa que recicla a energia, o e-NV200 irá adequar-se particularmente aos ambientes urbanos. A travagem regenerativa tem a vantagem de recuperar energia no pára e arranca do tráfego citadino, reduzindo as perdas de energia e aumentando a eficiência do veículo. As opções de carregamento da bateria incluem um recarregamento completo durante a noite ou um carregamento até 80 por cento da capacidade da bateria em apenas 30 minutos, utilizando um Carregador Rápido.

A opinião dos protagonistas…

“Enquanto operador de uma frota global, a FedEx Express está sempre a procurar medidas para melhorar a eficiência dos seus veículos”, afirmou a este propósito Russell Musgrove, director executivo dos Veículos Globais da FedEx Express. “Através do desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras, a FedEx Express continua a melhorar a sua eficiência energética e a reduzir o impacto ambiental da sua frota. Estamos muito satisfeitos por colaborar com uma líder global como a Nissan no desenvolvimento de um furgão de entregas urbano totalmente eléctrico”.

Recorde-se que a FedEx Express é líder entre as empresas de transportes expresso a nível mundial, fornecendo entregas rápidas e fiáveis a mais de 220 países e territórios, utilizando para isso uma rede aérea e terrestre global para acelerar o tempo de entrega dos envios mais urgentes, fazendo as entregas até uma data e hora determinadas salvaguardadas por uma garantia de devolução do dinheiro.

Por seu turno, em representação da Nissan, Hideto Murakami, vice-presidente executivo do construtor nipónico, no comentário feito sobre este tema, frisou algumas das qualidades do veículos em causa: “O e-NV200 irá disponibilizar o espaço, versatilidade e sentido prático de um furgão compacto tradicional a gasóleo ou gasolina, mas com emissões zero de CO2 ou de outros poluentes durante a sua utilização. Mas isso não é tudo, irá também proporcionar uma experiência de condução notável e única, própria dos veículos eléctricos. O e-NV200 representa uma adição arrojada e inovadora à nossa gama de veículos comerciais, que já é uma das mais amplas de qualquer fabricante”.

Com este programa, a Nissan pretende afirmar a sua liderança nos veículos de emissões zero. Para lá do desenvolvimento de veículos eléctricos, a empresa está também empenhada em esforços abrangentes para divulgar a utilização de desses veículos e promover a mobilidade sustentável. A Aliança Renault-Nissan já acordou mais de 100 parcerias relacionadas com a mobilidade de emissões zero com governos e corporações nacionais e locais a nível global. A Nissan está também envolvida em investigação e produção de baterias de iões de lítio, no desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos e de equipamentos de carregamento rápido exclusivos e na reciclagem e reutilização de baterias.

Fonte: lusomotores

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.