“Se a formação é cara, aposte na ignorância”

O mercado tem exigido novas práticas de gestão por parte das empresas de transporte. Lentamente, velhos paradigmas de gestão artesanais têm sido mudados. A formação na área comportamental tem-se assumido como uma ferramenta estratégica de excelência para a sua alavancagem.

Desafios No nosso ramo, as principais dificuldades para a realização de ações de formação da área comportamental consistem no fato de os motoristas acharem que estas ações não irão acrescentar valor para si próprios, e que parte dos empresários, felizmente um número cada vez mais reduzido, acharem que a formação não é mais que um custo.

Fatores críticos de sucesso

A formação, como fator estratégico de uma organização, será potencializada se estiver inserida no planeamento estratégico da organização, devendo fazer parte das ferramentas para a conquista de metas definidas.

Fazer com que toda a hierarquia, sem exceção, participe em ações de formação da área comportamental, favorece o estabelecimento de um “clima” organizacional mais favorável.

Os trabalhadores nas empresas precisam de desaprender para reaprender novos procedimentos, desde o motorista ao CEO. A empresa deve ser entendida como um organismo vivo, que escolhe onde e como quer chegar.

Incorporando conceitos como o da flexibilidade, polivalência, win-win, facilitam-se relações mais prazerosas de trabalho com repercussão direta ao nível da motivação e cooperação, sendo a formação um instrumento de grande importância para se adquirir competências, conhecimentos, habilidades e mudança de atitudes.

O que fazer?

Mesmo com formação, mudar atitudes e comportamentos nem sempre é fácil. Assim, e como comportamento gera comportamento, que tal, numa primeira fase, tentar mudar o comportamento de alguns profissionais-chave da sua empresa? Para começar, a mudança passa por si.

Já se lembrou, por exemplo, de premiar os motoristas que se destacaram? Mas se o fizer, faça-o sempre baseado numa fórmula transparente, mensurável e perfeitamente entendível por todos. Pode promover o modelo Motorista do Mês, premiando-o perante os colegas.

Pode criar um kit de boas vindas para os novos motoristas, onde se explique as regras da empresa, os seus direitos e deveres, como agir em caso de conflito (princípios básicos da Gestão de Conflitos), por exemplo. Será um instrumento simples de executar, e uma forma de dizer: “Agora faz parte da equipa e contamos consigo. Vamos trabalhar?”.

Seja credível. Especialmente junto dos motoristas de pesados, é comum existirem colegas Gestores de Frota que não têm carta de pesados. Como poderá um Gestor de Frota argumentar junto de um motorista que a sua condução não é a mais adequada, se este nem tão pouco tem habilitação legal para conduzir veículos pesados? Ouça os seus motoristas e construa a partir daí. Melhor que os inquéritos, o primeiro ponto de informação sobre a satisfação dos clientes são os motoristas.

Numa segunda fase, procure profissionais experientes na área comportamental, que possam ajudar a por em prática os conceitos de equipa, polivalência, flexibilidade, apoio, cooperação, etc. conduzindo à prossecução da missão da sua empresa.

Conclusão

Não é possível ter empresas de excelência com pessoal impreparado, mal treinado e sem competências operacionais e relacionais/emocionais desenvolvidas, sendo que são inúmeras as variáveis que poderão influenciar os resultados das ações de formação, sendo a mais importante o ambiente organizacional.

E lembre-se que não pode pedir ao seu pessoal qualidades que estes não têm.

E pense:

“Só as estátuas é que não mudam e nós sabemos o que os pombos lhes fazem”

Por: Marcelo Oliveira, gestor de frota
www.marceloxoliveira.com

Publicado em fleetmagazine (ver aqui)

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

3 opiniões sobre ““Se a formação é cara, aposte na ignorância””

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.