Carros. Só três marcas não viram vendas a cair em agosto

O mercado automóvel nacional bate no fundo com os números de agosto. Apenas 5443 unidades vendidas, o valor mensal mais baixo do ano e correspondente a uma quebra homóloga que vai diminuindo por estarem a ser atingidos mínimos históricos. A Renault continua a liderar e apenas três marcas tiveram resultados positivos: Audi, Land Rover e Porsche.

De facto a variação homóloga em causa é inferior à variação homóloga acumulada (-40,4%), o que poderia indiciar uma evolução menos desfavorável no mês de agosto.

Contudo, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), “o facto de o mercado ter apresentado uma evolução fortemente negativa desde junho de 2011, tem conduzido a quedas homólogas mensais menos acentuadas no segundo semestre de 2012”.

Em termos acumulados, de janeiro a agosto de 2012, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros situaram-se nas 68.103 unidades, o que corresponde a uma queda de 40,4% relativamente ao período homólogo de 2011.A ACAP salienta a queda de 45,1% de receita do ISV, até julho, “o que é resultado da desastrosa política fiscal sobre o automóvel que foi introduzida com o Orçamento do Estado para 2012”.

Esta situação, segundo a associação, “coloca em sérias dificuldades as empresas do setor e traduz-se numa significativa perda de receitas para o Estado”.

Quanto à vendas de veículos comerciais ligeiros, verificou-se em Agosto uma queda muito acentuada de 58,2%, o que corresponde a apenas 785 unidades comercializadas. Nos primeiros oito meses do ano de 2012, o mercado situou-se nas 9704 unidades, tendo registado uma forte contração de 55,2% face ao período homólogo do ano anterior. Recorde-se que este tipo de veículos foi o mais penalizado no cálculo de ISV incluído no OE de 2012.

No que diz respeito ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se em Agosto de 2012 uma queda de 34,1%, tendo sido vendidos apenas 122 veículos. Já no período acumulado de janeiro a agosto de 2012 as vendas não ultrapassaram as 1302 unidades, tendo-se verificado uma queda do mercado de 42,9% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Por marcas, a Renault continua a liderar, mas o destaque vai para a Audi, que conseguiu crescer 1,7% e vender 360 carros. A construtora premium alemã, aliás, foi uma das três únicas a não ter resultado negativo. A outra foi a Land Rover, que embora vendendo muito menos volume (apenas 33 unidades) consegue um crescimento de 1550%.

Desde o início do ano, período que quase coincide com a chegada ao mercado o Evoque, o modelo de grande sucesso da marca, conseguiu vender 256 carros, contra 31 no mesmo período do ano passado (+260%).

Embora em queda desde o início do ano (-7,5%) a Porsche conseguiu também um resultado positivo em agosto, com 18 unidades vendidas, contra 13 no ano passado.

Fonte: dinheirovivo

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.