Cães poluem mais que os carros

Já alguma vez pensaram em quanto o vosso cão polui? E se o compararem com o vosso carro, qual é que polui mais? A resposta parece simples mas não é, preparem-se para uma grande surpresa…é que segundo um grupo de cientistas neozelandeses os cães têm uma maior pegada ecológica.

A comparação foi feita por Robert e Brenda Vale, especialistas de sustentabilidade na Universidade Victoria de Wellington, no seu livro Time to Eat the Dog no qual comparam a pegada ecológica dos animais de estimação das famílias com outros elementos do dia-a-dia.

Primeiro foi preciso saber quanto é que polui um cão médio e para isso analisaram aquilo que ele come e a quantidade de área necessária para produzir aquele alimento. Desta forma, calcularam que um cão de tamanho médio consome 90g de carne e 156g de cereais em cada porção de 300g de comida seca. Ora, para que esta comida seja produzida são necessários 0.84 hectares por ano.

Já o carro dos Vale é um Toyota Land Cruiser 4.6 litros com consumos muito elevados. Os cientistas calcularam que faz em média cerca de 9656 km por ano e que ao longo da sua existência consumiu 55.1 gigajoules de energia anuais, incluindo a energia necessária para o produzir e para o conduzir. No total os investigadores concluíram que a pegada do SUV da família Vale era de 0.41 hectares, menos de metade da do cão.

Robert Vale refere que o objetivo da investigação não é de todo dizer ao mundo que os SUV são uma boa opção, mas mostrar que estes veículos têm sido acusados de prejudicarem o ambiente, enquanto que os cães têm sido totalmente ignorados.

Fonte: autoviva

Anúncios

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

4 opiniões sobre “Cães poluem mais que os carros”

  1. ?! Este estudo, na minha opinião, é absolutamente ridiculo!!! A sério que estão a comparar um ser vivo ao um objecto? A única alegria que um carro me dá é o facto de me poder transportar mais rápido. De resto só despesa sem retorno. Inacreditável….

    Gostar

  2. Boa tarde. Lamento muito mas este “estudo” é um perfeito disparate e já é conhecido há muitos anos. Só falta acrescentar que a pègada ecológica de um gato é idêntica à de um televisor em funcionamento durante 10 anos – consta do original.

    O erro começa nas quantidades de “carne” e “cereais” em 300g de alimentação seca. Nem tudo o que vem da Nova Zelândia ou de outros países é credível. Os autores conhecerão o quê sobre a indústria de pet food ?

    E qual é a “existência” esperada de um Toyota Land Cruiser 4.6l ? E pessoas tão preocupadas com a sustentabilidade do ambiente compram veículos de tecnologia obsoleta com o consumo de um Toyota Land Cruiser 4.6l ?

    Gostar

  3. Não tem razão de ser esta comparação.Um cão é um ser vivo que temos de respeitar.E é um ser vivo que nos dá tudo sem pedir nada em troca

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.