O sistema de controlo de estabilidade ESP tornou-se obrigatório para todos os veículos novos matriculados nos países da União Europeia a partir do dia 1 de Novembro de 2011.
Esta medida legislativa implica que os carros devem estar equipados de origem com o referido programa electrónico de controlo da estabilidade, um sistema de segurança activa desenvolvido pela Bosch, que evita a perda de controlo do veículo na maior parte das situações em que não há excesso de velocidade. A obrigatoriedade que agora atinge os ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, irá a partir de 31 de Outubro de 2014 incluir também os veículos industriais e todos os outros veículos novos matriculados na U.E.
Em 2010 já 41% dos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros estavam equipados com sistemas de controlo de estabilidade em todo o Mundo, com essa percentagem a subir para 63% na Europa. O controlo electrónico de estabilidade já é considerado o melhor contributo para a segurança automóvel, logo a seguir aos cintos de segurança, permitindo evitar até 80% dos acidentes provocados por perda de controlo do veículo ou derrapagem. Este sistema foi fabricado pela primeira vez em série pela Bosch, no ano de 1996.
Fonte: jornal das oficinas