Automóveis ambientalmente corretos

Segundo a Gt Motive, há dez maneiras de assegurar que um veículo não constitui uma ameaça para o meio ambiente. A crise económica e a queda dramática das vendas de carros novos estão a envelhecer o parque automóvel, cuja idade média em Portugal e Espanha é de oito anos, com 32%  desse parque já com mais de 10 anos. Acontece que ao tornar-se mais velho, o veículo torna-se mais poluente, devido à sua tecnologia mais obsoleta e às maiores necessidades de manutenção. Oportunamente, a Gt Motive, empresa especializada em gestão da informação do pós-venda, deixa aqui 10 formas de verificar se um veículo está a tornar-se um resíduo perigoso e como evitar que isso aconteça.

1 – Efectuar uma revisão à bateria e ao sistema de ignição (velas de ignição ou de incandescência). Nas velas de ignição, os eléctrodos devem estar em bom estado.

2 – No capítulo do motor, combustão e injeção, os injectores devem estar isentos de qualquer sujidade ou impurezas. A bombas de injeção devem ser limpas. Sempre que estes componentes estão em mau estado, o veículo torna-se ineficiente, gasta mais combustível e polui mais. Os dispositivos de recirculação de gases de escape surgiram para eliminar os óxidos e azoto e de enxofre, mas certos condutores utilizam-nos para obter maior rotação do motor, aumentando a poluição atmosférica.

3 – Revisão do sistema de climatização. Substituir o filtro de habitáculo, que torna o ar condicionado menos eficiente. O uso incorreto da climatização (frio excessivo ou janelas abertas, por exemplo) fazem subir o consumo de combustível mais 15%. Substitui o gás refrigerante por R134-A, que não tem CFC, químico que provoca efeito de estufa.

4 – Utilizar lubrificantes especificados e controlar regulamente os níveis de óleo, água e fluido de travões. Níveis baixos provocam avarias e acidentes, aumentando o potencial de poluição do carro. Só o facto de utilizar um lubrificante não especificado aumenta o seu consumo 3%.

5 – Verificação dos filtros de ar e de combustível. Quando estes filtros estão sujos ou obstruídos, o motor perde potência, aumenta o consumo de combustível e sobem as emissões de escape. O desgaste dos componentes de injeção e do motor também aumentar e desse modo também a poluição.

6 – Verificar o estado das correias, pois correias em mau estado provocam sobreaquecimento do motor e avarias diversas.

7 – Revisão dos travões. Este aspecto tem mais ligação com a segurança, mas não deve ser omitido que os materiais de fricção, como as pastilhas de travão, têm que ser reciclados à parte de outros resíduos, como as sucatas.

8 – Revisão da direção e suspensão, pois a geometria do chassis desalinhada aumenta o consumo de combustível e de pneus.

9 – Revisão do estado dos pneus, principalmente a sua pressão insuficiente, que faz aumentar o consumo de combustível (+3%), desgasta os pneus e provoca acidentes.

10 – Verificar fugas e nível de emissões de escape. Um motor desafinado aumenta o consumo pelo menos 9%. Os catalisadores e a gasolina sem chumbo são factores chave do controlo das emissões de escape. Nos veículos mais recentes, os gases de combustível e vapores do óleo do cárter são queimados nos cilindros, mas os respectivos sistemas de captação têm que estar em bom estado de funcionamento.

Efectuar a manutenção prevista no livro de revisões do construtor e a chamada manutenção preventiva são formas de não agravar o nível de poluição dos veículos e de os manter seguros. O papel das oficinas é muito importante, segundo a Gt Motive, para esclarecer os condutores e torná-los mais responsáveis e solidários com as gerações futuras.

Fonte: jornal das oficinas

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.