Motociclos sujeitos a inspeções obrigatórias a partir de agosto

Primeira inspeção é feita aos quatro anos e, em seguida, de dois em dois anos até perfazer oito anos.

Os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc vão passar a estar sujeitos a inspeções periódicas obrigatórias a partir do próximo mês de agosto.

A legislação foi publicada esta quarta-feira (11 de Julho) em «Diário da República» (ver aqui) e indica já todos os pormenores referentes a quando, como e onde devem ser realizadas estas inspeções, semelhantes às que já são feitas aos automóveis, pelas quais o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) será a entidade responsável.

Assim, os motociclos triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc, bem como reboques e semirreboques com peso superior a 750 kg, terão de se apresentar a inspeção quatro anos depois da primeira matrícula e posteriormente de dois em dois anos até completarem oito anos, altura em que terão de realizar a inspeção anualmente.

Os aspetos a analisar nas inspeções serão as emissões do motor e os sistemas eletrónicos e mecânicos do motociclo. O regime de deficiências aplicado aos automóveis será o mesmo que se aplicará aos motociclos.

Os veículos devem fazer a inspeção até ao dia e mês correspondentes ao da matrícula inicial. Os proprietários podem ainda optar por realizar a inspeção durante os três meses anteriores à data prevista.

Fonte: autoportal

Nota do autor: desde 2009 que as Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO´s) a motociclos são efectuadas nos Açores. Assim, aconselho leitura deste artigo, bastante completo, a relatar a experiência de uma inspecção. São feitas algumas referências à legislação, que foram actualizadas com o decreto acima mencionado. Ver artigo aqui.

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.